Bem-Vindo, ao Jornal Cocamar!

Cocamar e Embrapa apresentam resultados do SuperSolo

Como parte do projeto SuperSolo, conduzido há quatro anos por meio da parceria entre Cocamar e Embrapa Soja, os resultados das avaliações realizadas na safra 2021/22 em propriedades de produtores cooperados nos municípios de Floresta, Ivatuba, Doutor Camargo e São Jorge do Ivaí, vão ser apresentados durante reunião nesta terça-feira (2/8) em Maringá por dois pesquisadores daquela instituição, Henrique Debiasi e Júlio Franchini.

Participação – Além de técnicos da cooperativa, o evento programado para começar às 9h no auditório Cocamar-Sicredi, ao lado da Unidade Maringá, contará com a presença de produtores que foram visitados naqueles municípios. O objetivo é conhecer a qualidade do solo e possibilitar, ao longo dos anos, uma visão geral da realidade nas regiões noroeste e norte do Paraná. Conforme explica o gerente técnico da cooperativa, Rafael Furlanetto, as avaliações são necessárias para que, a partir de um diagnóstico, se possa orientar os produtores quanto aos fatores que vêm limitando a produtividade das lavouras.

A parceria que começou no ciclo de verão 2018/19 e prosseguiu na temporada 2019/20, foi interrompida na safra 2020/21 por causa da pandemia e retomada no período 2021/22.

Foram 17 áreas no primeiro ano, 24 no segundo e 24 no terceiro, segundo que as avaliações compreendem infiltração de água no solo em diferentes sistemas de manejo, diagnóstico rápido das estruturas de solo, fertilidades química e biológica (enzimas), qualidade e quantidade de cobertura proporcionada pela palhada, análise para quantificação de espécies de nematoides e determinação de índices de vegetação no talhão. 

No ciclo 2021/22 o programa passou a contar com o envolvimento da Itaipu Binacional, interessada em fortalecer a conscientização dos produtores quanto a conservação dos solos e águas. Por isso, o programa foi ampliado e, além da Cocamar, tem a participação de cooperativas de outras regiões do estado.

Na safra 2021/22 e nas duas seguintes (2022/23 e 2023/24) vão ser avaliados 37 talhões nas regiões norte, central, noroeste e oeste do estado, incluindo duas microbacias nos municípios de Toledo e Iporã.

Compartilhar:

Artigos Relacionados

Links Úteis

Institucional

SOCIEDADE RURAL DO PARANÁ
www.srp.com.br
 
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ
 
BNDES
 
FLAMMA

Bioenergia / Turismo

RETUR (REDE DE TURISMO REGIONAL)
www.retur.com.br
 

Agricultura

 
SECRETARIA DE AGRICULTURA
E ABASTECIMENTO (SEAB)
 
EMATER

Central de Atendimento

Contato: André Bacarin

    Acesse o mapa para ver nossa localização