Bem-Vindo, ao Jornal Cocamar!

Em evento prestigiado, Lourenço recebe comenda

Em evento que reuniu cerca de 500 convidados na noite de sexta-feira (10/6) no espaço Moinho Vermelho em Maringá, o presidente do Conselho de Administração da Cocamar, Luiz Lourenço, foi homenageado pela Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) com a Comenda Américo Marques Dias.

Cooperativa – Da Cocamar participaram o presidente e o vice-presidente executivo, Divanir Higino e José Cícero Aderaldo, superintendentes, gerentes e cooperados integrantes do Conselho de Administração e Fiscal.

Realizações – Conforme comentou o presidente da entidade, Michel Felippe Soares, o reconhecimento é prestado a personalidades que se destacam pela sua contribuição ao desenvolvimento da cidade, enfatizando que “Lourenço tem uma longa história de realizações”.

Liderança – O prefeito Ulisses Maia discorreu sobre o trabalho de Lourenço há exatas cinco décadas na Cocamar, cooperativa à qual ele ingressou em 1972 para ocupar uma função na área operacional. “É um homem de expressiva liderança e, com ele, a Cocamar se tornou uma das principais organizações cooperativistas do país”.

Saudação – Autoridades e líderes de diversos setores prestigiaram a solenidade e, na abertura, por meio de uma projeção, vários parlamentares fizeram sua saudação ao homenageado.

A Comenda – Lourenço recebeu a Comenda Américo Marques Dias (que foi o primeiro presidente da Acim) das mãos do coronel Antônio Tadeu Rodrigues, o homenageado anterior. Além dos dois, outras cinco personalidades fizeram jus à distinção.

Entrevista – Como parte da programação, o presidente da Acim fez uma entrevista informal com Lourenço, no palco, para que este falasse sobre a sua trajetória. Nascido em 1942 no município de Garça (SP), ele foi trazido para o Paraná quatro anos depois, por sua família de lavradores, fixando-se em uma propriedade no Quilômetro Dez, em Marialva.

Memória – “Me lembro até hoje da cena do lugar, quando chegamos. Era uma mata muito alta, com bastante perobas”, disse. Mais tarde, ao iniciar os estudos e para chegar numa escola rural, o menino tinha que caminhar vários quilômetros.

Centro – Em 1949, acompanhado do pai e um tio, ele conheceu uma região que hoje faz parte do centro de Maringá: à época, lembra, não havia uma única casa sequer, apenas tocos e restos da floresta, sendo queimados.

Início de carreira – Auxiliando o pai, que desistiu da lavoura após a geada de 1953 para fazer de tudo na cidade, desde o trabalho de bucheiro a furar poço, Lourenço nunca descuidou dos estudos e, em 1960, passou a trabalhar como contínuo numa empresa multinacional compradora de café e algodão, a Volkart Irmãos.

Na Cocamar – Foi um dos primeiros alunos da Faculdade de Direito, casou-se e, na empresa, chegou a gerente. Em 1972, a convite de Primo Celeste Artioli, com quem havia trabalhado na Volkart, Lourenço inicia sua carreira na Cocamar e, já em 1979, se torna diretor adjunto, respondendo pelas áreas de comercialização e industrialização.

Commodity – “Quando a Cocamar começou a trabalhar com soja, fui aprender a lidar com a bolsa de Chicago e, assim, democratizamos a informação aos cooperados”, citou. 

Desafios – A presidência da cooperativa ele assumiu no final de 1989 e, a partir daí, deu início a um amplo programa de reestruturação administrativa e financeira. “Enfrentamos muitas dificuldades, mas superamos tudo”, frisou, lembrando que em 1997 a Cocamar começou a incentivar o plantio de soja no arenito paranaense em sistema de integração, tornando-se uma das pioneiras nesse modelo inovador e sustentável no país.

Inovações – “A Cocamar é reconhecida por suas iniciativas inovadoras”, destacou, lembrando que em 2014 a cooperativa adotou a gestão profissional, servindo de referência para outras organizações cooperativistas. “Somos atualmente uma cooperativa muito sólida e que nunca vai deixar de crescer”, completou.

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on telegram
Share on tumblr
gdpr-image
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao usar este site você concorda com nossos Política de Proteção de Dados.

Links Úteis

Institucional

SOCIEDADE RURAL DO PARANÁ
www.srp.com.br
 
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ
 
BNDES
 
FLAMMA

Bioenergia / Turismo

RETUR (REDE DE TURISMO REGIONAL)
www.retur.com.br
 

Agricultura

 
SECRETARIA DE AGRICULTURA
E ABASTECIMENTO (SEAB)
 
EMATER

Central de Atendimento

Contato: André Bacarin

    Acesse o mapa para ver nossa localização