O investimento em uma adubação adequada e nutrição das plantas é um dos diferenciais para uma alta produtividade. As duas famílias de cooperados que venceram o Prêmio Cocamar de Produtividade 2021/22, conhecidos na manhã de ontem (25/8) durante solenidade em Maringá, demonstram isso.
Tanto a do primeiro colocado, Rodrigo Moura de Souza, de São Sebastião da Amoreira – que obteve média de 252,1 sacas por alqueire (6.251 quilos/hectare) – quanto a que ficou em segundo, a família Suguiura, de Apucarana, com média de 250,5 sacas por alqueire (6.211 quilos/hectare) – mencionaram isso. Ao longo da safra, os Souza e os Suguiura fizeram, respectivamente, 3 e 4 aplicações de fertilizantes foliares.
Para a coordenadora técnica do Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb), Veronice Silviane Borges, que palestrou durante o evento, “a qualidade do solo e a nutrição são os fatores de maior peso para a obtenção de altas produtividades”.
Viridian, a marca de fertilizantes líquidos da Cocamar, está entre os apoiadores do Rally, que começa no final de setembro, para acompanhar todo o ciclo da safra de soja 2022/23. Um dos objetivos nas visitas às mais de 100 propriedades programadas durante o evento, nos Estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, que farão parte do roteiro, é abordar os cuidados com a nutrição das plantas.
O Cesb é um dos tradicionais parceiros do Rally que, em sua oitava edição consecutiva, conta também com o apoio da Basf, Sicredi, Nissan Bonsai Motors, Cocamar Máquinas e Texaco.