Bem-Vindo, ao Jornal Cocamar!

Em Jussara, dois bons exemplos de sucessão familiar

O Rally Cocamar de Produtividade conheceu dois exemplos de sucessão familiar em Jussara, a 65km de Maringá, na transição do norte para o noroeste paranaense.

Produtividade – A primeira visita foi ao cooperado Márcio Zanzim, que produz soja e milho e cuja família possui também aviários no município. Filho de Antônio Carlos Zanzim, que já foi conselheiro da Cocamar e da Sicredi União PR/SP, Márcio figurou no ano de 2016 entre os vencedores do Prêmio de Produtividade de Soja promovido pela cooperativa.

Naquele ano ele colheu 203 sacas por alqueire (92,2/hectare) na área do concurso, o que lhe valeu a segunda colocação, atingindo a média de 175 sacas por alqueire (72,3/hectare) na totalidade das lavouras. A mesma média foi obtida na safra seguinte, mas, mesmo com os problemas climáticos que vêm se repetindo desde então, como os veranicos, as médias do produtor têm ficado historicamente entre 140 e 150 sacas por alqueire (57,8 a 62/hectare).

Resíduos – Atendido pelo engenheiro agrônomo André Cruz, da Cocamar, Márcio utiliza todo o resíduo dos aviários na fertilização das lavouras e as terras são corrigidas periodicamente. “A gente procura fazer a nossa parte investindo em uma boa adubação, calagem, não descuida do uso de herbicidas e nosso objetivo é sempre colher bem”, comenta o produtor.

As lavouras são seguradas e o pai Antônio Carlos explica que a família costuma adquirir os insumos com recursos próprios. “O seguro é fundamental, não colocamos em risco o patrimônio”, cita. Eles contam que tinham planos de dotar a propriedade de um pivô central, para irrigar as lavouras e garantir mais estabilidade à produção, mas como a propriedade é cortada pela PR-323, o investimento acabou não sendo viável.

Família Colombo

Três gerações – Por sua vez, três gerações da família Colombo estão juntas para o cultivo de 120 alqueires (290 hectares) entre terras próprias e arrendadas. O tradicional cooperado Valdecir Colombo divide as tarefas com os filhos Jussiley e Fábio e já conta também com a participação do neto Aruan, filho de Jussiley.

Capricho e disposição para fazer o melhor é o que não falta: também sob a orientação técnica do agrônomo André Cruz, da cooperativa, a família nunca deixa de investir nos necessários cuidados em relação ao solo, mantendo-o corrigido, e em pacotes tecnológicos adequados para alcançar sempre boas médias de produtividade.

Para isso, eles aproveitam as oportunidades oferecidas pela Cocamar de antecipar a aquisição dos insumos, o que ajuda a tornar mais competitivos os custos de produção.

Possuindo uma confortável estrutura de maquinários para agilizar as operações, os Colombo são referência em arrendamento na região, desenvolvendo um modelo interessante que é constituído, em sua maioria, de pequenas áreas – e nunca deixando de trabalhar com seguro.

Assim, mesmo em meio aos desafios que são comuns em uma atividade mantida a céu aberto, como as intempéries, tanto os Zanzim quanto os Colombo têm conseguido crescer, o que demonstra capacidade e o profissionalismo com que conduzem os seus negócios.  

Sobre o Rally – O Rally Cocamar de Produtividade, em sua sétima edição consecutiva, conta com o patrocínio das seguintes empresas: Basf, Fairfax do Brasil – Seguros Corporativos, Fertilizantes Viridian, Zacarias Chevrolet e Sicredi União PR/SP (principais), Cocamar Máquinas, Lubrificantes Texaco, Estratégia Ambiental e Irrigação Cocamar (institucionais), com apoio da Aprosoja/PR, Cesb e Unicampo.

Compartilhar:

Artigos Relacionados

Links Úteis

Institucional

SOCIEDADE RURAL DO PARANÁ
www.srp.com.br
 
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ
 
BNDES
 
FLAMMA

Bioenergia / Turismo

RETUR (REDE DE TURISMO REGIONAL)
www.retur.com.br
 

Agricultura

 
SECRETARIA DE AGRICULTURA
E ABASTECIMENTO (SEAB)
 
EMATER

Central de Atendimento

Contato: André Bacarin

    Acesse o mapa para ver nossa localização