Bem-Vindo, ao Jornal Cocamar!

Família de Palmital cresce tendo a Cocamar como parceira

Conduzir a atividade como uma empresa, com gestão minuciosa, planejamento, participação cooperativista e atenção à melhoria de cada detalhe, é o caminho que a família Frandsen, de Palmital (SP), percorre para crescer. Na quarta-feira (1/12), o produtor Fred Frand Frandsen e seu pai Roberto receberam a visita do Rally Cocamar de Produtividade.

Terras próprias e arrendadas – Fred é técnico agrícola e tem formação em administração de empresas. Ambos cultivam 85 alqueires (205 hectares) entre terras próprias e arrendadas, onde produzem soja e milho. Nos últimos cinco anos, a média de produtividade de soja foi de 149 sacas por alqueire (61,5/hectare), enquanto a do milho ficou em 200 sacas/alqueire (91/hectare).

Os Frandsen contam que se mantêm com o faturamento da safra de inverno, de maneira que fazem da soja uma poupança. Os insumos são adquiridos com bastante antecedência na cooperativa, estabelecendo um custo médio competitivo que vai sendo travado à medida que surgem oportunidades. “Todas as contas do milho são pagas com o próprio milho, assim como as contas da soja são pagas com a própria soja”, comenta Fred, explicando que as planilhas não se misturam.

Os maquinários – em sua maioria John Deere – são otimizados de maneira a garantir a maior eficácia possível no plantio, sendo os serviços desta safra completados em 5 dias na primeira quinzena de outubro.

Uma coisa de cada vez – Muito organizados, os Frandsen preferem colher toda a safra de verão e só a seguir iniciar a semeadura de inverno, não sendo necessário recorrer a trabalhadores extras, uma mão de obra cada vez mais cara e escassa.

Precisão – As análises de solo são feitas todos os anos, realizando-se a aplicação de calcário e gesso, mas a família começa a investir em agricultura de precisão e a primeira zona de manejo foi implantada nesta safra. O próximo passo é investir em uma plantadeira com taxa variável e como eles trabalham com terras próprias e arrendadas, cada investimento precisa estar lastreado na aquisição de terras, assegurando produção futura para fazer frente ao desembolso.

Segurança e facilidade – Assistidos pelo engenheiro agrônomo Fábio Gavino Mendes, os Frandsen são cooperados 100% Cocamar, cooperativa que, segundo Fred, “apresenta um modelo muito bom, que oferece segurança aos produtores”. O armazenamento da safra por determinado período sem cobrança de taxas é destacado como um importante benefício, sem falar da liquidez quando se pretende comercializar. Enquanto a concorrência geralmente impõe um prazo para efetuar o pagamento, na Cocamar o dinheiro sai no mesmo dia e Fred lembra que nem precisa ir à unidade, fazendo suas fixações pelo aplicativo.

Evitar a “picadeira” – Por outro lado, todos os insumos são adquiridos na cooperativa, evitando assim a “picadeira” (na definição do produtor), algo nem sempre eficaz, pois o produtor pode se atrapalhar nas quantidades e nos vencimentos. “Comprar oportunidades nem sempre é um bom negócio”, diz.

Interessados – O agrônomo Fábio observa que Fred e o pai estão sempre interessados em novas práticas e tecnologias, e mesmo com toda a experiência e conhecimento, eles procuram seguir às recomendações técnicas.

Gestão apurada – Para o gerente da unidade da Cocamar em Palmital, Natan Borges, a família Frandsen “segue um projeto de crescimento com gestão apurada e em parceria com a cooperativa, que está consolidada como a melhor opção para os produtores do município e região”, onde detém 60% de participação de mercado.

Comemorar a conquista – Sobre os investimentos da Cocamar na construção de uma estrutura completa de atendimento, às margens da Rodovia Raposo Tavares e com previsão de ficar pronta em meados do próximo ano, Fred Frandsen afirma que isto é a coroação do sucesso da Cocamar junto aos produtores de Palmital. “Quando o Didi [presidente executivo Divanir Higino] esteve aqui há alguns anos, disse que a unidade em Palmital seria do tamanho que os produtores quisessem, o que só dependeria do volume de participação deles”, cita, completando: “agora, só temos a comemorar essa conquista”.

Furlanetto – O Rally foi à Palmital acompanhado do gerente técnico da Cocamar, Rafael Furlanetto.

Sobre o Rally – O Rally Cocamar de Produtividade, em sua sétima edição, conta com o patrocínio das seguintes empresas: Basf, Fairfax do Brasil – Seguros Corporativos, Fertilizantes Viridian, Zacarias Chevrolet e Sicredi União PR/SP (principais), Cocamar Máquinas, Lubrificantes Texaco, Estratégia Ambiental e Irrigação Cocamar (institucionais), com apoio da Aprosoja/PR, Cesb e Unicampo.

Compartilhar:

Artigos Relacionados

Links Úteis

Institucional

SOCIEDADE RURAL DO PARANÁ
www.srp.com.br
 
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ
 
BNDES
 
FLAMMA

Bioenergia / Turismo

RETUR (REDE DE TURISMO REGIONAL)
www.retur.com.br
 

Agricultura

 
SECRETARIA DE AGRICULTURA
E ABASTECIMENTO (SEAB)
 
EMATER

Central de Atendimento

Contato: André Bacarin

    Acesse o mapa para ver nossa localização