Agricultura de precisão é também para pequenos produtores

A família Yamada, de Ibiporã, região de Londrina, mostra que agricultura de precisão não é só para grandes produtores. Ela possui 7,5 alqueires e toca outros 29 arrendados, onde planta soja e milho.

Utilizando um trator John Deere equipado com piloto automático, os Yamada conseguem fazer aplicação noturna, algo que antes era impensável. “Sem a precisão, a gente tinha que improvisar”, conta Dagoberto, ao lado do filho Rodney. Ele explica: para fazer a pulverização, era necessário fazer a marcação do terreno com estacas: “dava muito trabalho. Hoje não, é só montar no trator”.

Plantar também ficou mais fácil. Segundo o produtor, agora não há mais o problema de remontar a linha e o sistema ainda permite aproveitar melhor o terreno.

Rodney, que é engenheiro de computação, se recorda: quando foram ver um piloto automático para comprar na concessionária, o valor de R$ 40 mil na época equivalia a de um carro. “Foi um investimento pesado”, conta, mas que valeu a pena, pois facilitou muito o serviço: “Sem isso, hoje, não teríamos mais como continuar. E quem conhece e se acostuma, não quer voltar mais ao jeito que era”.

Os Yamada chegaram à comunidade Boa Esperança, onde residem, há exatos 50 anos, vindos de Arapoti (PR). Uma família numerosa, com seis irmãos (quatro homens e duas mulheres), para plantar café e cultivar horta em seus 7,5 alqueires. Com o passar dos anos, cada qual passou a cuidar do próprio negócio e a família de Dagoberto seguiu na produção de grãos, sendo a soja, o carro-chefe, com uma produtividade que varia entre 140 e 145 sacas por alqueire.

O Rally Cocamar visitou a propriedade em companhia de Pablício Araújo, especialista em agricultura de precisão da Cocamar Máquinas.

Patrocinam a realização: Nissan Bonsai Motors, Sicredi Dexis, Basf e Fertilizantes Viridian (principais), Cocamar Máquinas, Texaco Lubrificantes, Estratégia Ambiental e Irrigação Cocamar. Apoio: Cesb, Aprosoja-PR e Unicampo.

Compartilhar:
Agricultura de precisão é também para pequenos produtores
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao usar este site você concorda com nossos Política de Proteção de Dados.

Links Úteis

Institucional

SOCIEDADE RURAL DO PARANÁ
www.srp.com.br
 
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ
 
BNDES
 
FLAMMA

Bioenergia / Turismo

RETUR (REDE DE TURISMO REGIONAL)
www.retur.com.br
 

Agricultura

 
SECRETARIA DE AGRICULTURA
E ABASTECIMENTO (SEAB)
 
EMATER

Central de Atendimento

Contato: André Bacarin

    Acesse o mapa para ver nossa localização