Família Celestino, uma história de sucesso

No município de Ivatuba, região de Maringá, a família Celestino é reconhecida pelo capricho com que conduz a lavoura, as boas médias de produtividade, o sistema de rotação adotado há mais de duas décadas, a sua união e a simpatia no tratamento com os vizinhos e amigos.

“É um pessoal muito querido”, comenta o especialista em agricultura de precisão da Cocamar Máquinas/John Deere, Bruno Trosdorf. Sem esquecer que os Celestino mantêm, há muitos anos, uma frota de maquinários John Deere.

No dia 7/12, eles receberam a visita do Rally Cocamar de Produtividade, que estava acompanhado de Trosdorf e do coordenador de agricultura digital da Cocamar, engenheiro agrônomo Vítor Palaro, para a entrega do certificado de Propriedade do Futuro, um reconhecimento por suas boas práticas e a parceria com a concessionária.

A Fazenda Estrela, hoje com 88 alqueires, foi adquirida em 1968 por seu Ângelo e dona Luzia, oriundos de Cruzália (SP). Com os seis alqueires que venderam lá, eles compraram 22 no município paranaense. “Era uma propriedade com café abandonado”, recorda-se seu Ângelo. Então, foi arrancado o velho cafezal e, no lugar, cultivado algodão, cultura que sua família já produzia no Estado de São Paulo.

Foram três boas safras, mas o avanço das culturas mecanizadas de grãos – com destaque para a soja – transformou a realidade da região, uma vez que, diferente do algodão, elas não demandavam tanta mão de obra.

 

Seu Ângelo e dona Luzia formaram uma família numerosa (um filho e cinco filhas) e, aos 87 anos, o experiente produtor conduz os negócios em parceria com os filhos Sidnei, Tânia e Roseli.

Segundo Sidnei, que começou muito cedo a ajudar o pai, manejando o trator, a tecnologia avançou rapidamente. “A gente trabalha com agricultura de precisão, com todas as informações na palma da mão”, pontua.

Assim, eles unem a modernidade do trabalho à qualidade de vida na fazenda, onde sempre residiram.

Em seu oitavo ano, o Rally Cocamar de Produtividade conta com os seguintes patrocinadores: Basf, Fertilizantes Viridian, Nissan Bonsai Motors e Sicredi Dexis (principais), Cocamar Máquinas/John Deere, Texaco Lubrificantes, Estratégia Ambiental e Irrigação Cocamar.

Compartilhar:
Família Celestino, uma história de sucesso
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao usar este site você concorda com nossos Política de Proteção de Dados.

Links Úteis

Institucional

SOCIEDADE RURAL DO PARANÁ
www.srp.com.br
 
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ
 
BNDES
 
FLAMMA

Bioenergia / Turismo

RETUR (REDE DE TURISMO REGIONAL)
www.retur.com.br
 

Agricultura

 
SECRETARIA DE AGRICULTURA
E ABASTECIMENTO (SEAB)
 
EMATER

Central de Atendimento

Contato: André Bacarin

    Acesse o mapa para ver nossa localização