Desde os treze anos, Francisco Magro, o Chico, já acompanhava o pai Aparecido na lavoura, assumindo serviços na propriedade da família, situada no distrito Espírito Santo, em Londrina (PR). Hoje, aos 27 anos, ele continua fazendo uma dupla afinada com o pai, de 59, sempre procurando evoluir na atividade.
Tecnologias – Na última semana, os dois receberam a visita do Rally Cocamar de Produtividade. “Estamos investindo sempre no aumento tecnológico”, destacou Chico.
Bons maquinários – Segundo Aparecido, para dar conta do trabalho é preciso ter bons maquinários porque as janelas de plantio ficaram estreitas e o período de colheita diminuiu. “Antes, a gente colhia soja por uns 90 dias, hoje esse tempo é muito menor”. A família cultiva em terras próprias e arrendadas.
Outros tempos – A realidade atual é muito diferente de quando o sogro de Aparecido adquiriu a propriedade, no final da década de 1960. O primeiro trator eles só conseguiram comprar em 1972. E, quando começaram a plantar soja, durante anos pagavam para colher.
Todos juntos – A família inteira se envolve na atividade. Isabel, esposa de Aparecido, e a filha deles, Bárbara, com o apoio de uma sobrinha, Maíra, cuidam dos papéis e da documentação no dia a dia.
Homenagem – Durante a visita do Rally, a família Frederico Magro recebeu o certificado “Propriedade do Futuro”, entregue pela Cocamar Máquinas.
De Longhi – Em Rolândia (PR), na comunidade Caramuru, outra bela história de parceria entre pai e filho é com a família De Longhi, que também recebeu a equipe do Rally e foi homenageada pela Cocamar Máquinas/John Deere com o certificado “Propriedade do Futuro”.
Antes, café – Seu Antônio Braz De Longhi, de 70 anos, e o filho Ricardo, de 42, são a continuidade de um ramo familiar que chegou ao Paraná em 1938 e se encantou com a beleza e a produtividade dos cafezais.
Agora, conforto – Hoje eles produzem soja, milho e trigo e, igual aos Magro, utilizaram por muito tempo maquinários sem cabine. “Colher milho com uma colheitadeira sem cabine era um castigo”, recorda-se seu Antônio, acrescentando: “agora é tudo muito confortável, quase um passeio”.
Quem sabe – Se jeito regula, o pequeno Bernardo, de seis anos, filho de Ricardo, vai tomando gosto pela vida no campo. Ainda é muito cedo para falar sobre isso, mas como os De Longhi residem na propriedade, a lavoura e as máquinas fazem parte do cotidiano do menino. “Quem sabe…”, diz o pai.
Acompanhando – Participaram da primeira visita os especialistas em agricultura de precisão da concessionária, Bruno Trosdorf e Pablício Araújo, o consultor de vendas Romildo Aparecido Pinheiro, a equipe de Marketing formada por Ana Caroline, Júlia Andrade, Lídio Bravo, e o coordenador de agricultura de precisão da Cocamar, Vítor Palaro. Na segunda, Pablício Araújo.
O Rally – Em sua oitava edição, o Rally Cocamar de Produtividade conta com o patrocínio da Basf, Fertilizantes Viridian, Sicredi Dexis e Nissan Bonsais Motors (principais), Cocamar Máquinas/John Deere, Texaco Lubrificantes, Estratégia Ambiental e Irrigação Cocamar.