Bem-Vindo, ao Jornal Cocamar!

A urgência de controlar a ferrugem nas lavouras

Na região de Apucarana, assim como em muitos outros municípios da região norte do estado, grande parte das lavouras de soja ainda se encontra em fase de granação e, segundo o gerente técnico Rafael Furlanetto, da Cocamar, elas precisam de cuidados em relação a algumas doenças, principalmente quanto à ferrugem asiática.

Na quinta-feira (23/2), o Rally Cocamar de Produtividade passou por Apucarana e constatou que, de uma forma geral, a enfermidade pode ser constatada facilmente.

A ferrugem, explica Furlanetto, tem um ciclo muito rápido: entre sete e dez dias a doença é capaz de causar uma desfolha muito grande e, no atual período chuvoso, o agricultor não consegue manter as aplicações em dia.

Por isso, orienta, assim que o tempo permitir a entrada de máquinas, o produtor deve reduzir o intervalo de aplicações e aumentar o número de misturas, ou seja, colocar mais produtos com outras moléculas para controlar a ferrugem que está presente na lavoura e ganhar um pouco mais de tempo para terminar a granação.

“A ferrugem já se alastrou por toda a região onde a Cocamar atua (norte e noroeste do Paraná), basta olhar no baixeiro ou no terço médio das plantas para encontrar um grande número de pústulas de ferrugem e isto precisa ser curado”, alerta.

Furlanetto comenta que se o produtor não conseguir entrar com trator, a cooperativa possui drones que fazem a aplicação com solo úmido, ou ele deve recorrer à aviação agrícola. “É preciso proteger, pelo menos, o terço superior da planta, para que ela mantenha as folhas e faça o enchimento de grãos”, diz.

O gerente explica que o principal dano causado pela ferrugem é justamente a desfolha, fator que vai impossibilitar o fluxo de nutrientes para os grãos, que ficarão miúdos, afetando diretamente a produtividade.

Compartilhar:

Artigos Relacionados

Links Úteis

Institucional

SOCIEDADE RURAL DO PARANÁ
www.srp.com.br
 
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ
 
BNDES
 
FLAMMA

Bioenergia / Turismo

RETUR (REDE DE TURISMO REGIONAL)
www.retur.com.br
 

Agricultura

 
SECRETARIA DE AGRICULTURA
E ABASTECIMENTO (SEAB)
 
EMATER

Central de Atendimento

Contato: André Bacarin

    Acesse o mapa para ver nossa localização