Independente do porte dos produtores, a Cocamar desenvolve seu trabalho em Cruzália, na região de Assis (SP), com o objetivo de que eles obtenham o maior resultado possível em suas lavouras.
Dois exemplos confirmam isso e o Rally Cocamar de Produtividade, em seu oitavo ano consecutivo, foi conferir na semana passada.
De um lado, com seus 300 alqueires, a família Ciavolella (cujo pai chegou da Itália em 1954 e a partir de então, a família foi expandindo suas propriedades. Hoje, com cerca de 2,5 mil habitantes, a cidade de Cruzália é toda circundada pela fazenda); de outro, o cooperado Áuro Domingos Damasceno, dono de 2,5 alqueires. Ambos produtores de soja e milho são atendidos pela equipe técnica da unidade local da Cocamar.
Os irmãos Júlio e Silvio Ciavolella têm investido há 33 anos na melhoria da qualidade do solo e os resultados são visíveis. Em 2022, a produtividade média de soja ficou em 150 sacas por alqueire, bem acima da média regional de 120. Para este ano, eles estão na expectativa de um número maior, pois o clima tem ajudado.
Segundo explica Júlio, a rotação de culturas foi adotada para equilibrar o solo e também para o controle do nematoide. No último inverno, apesar da geada e do ataque da cigarrinha, o milho rendeu a média de 275 sacas por alqueire.
“Um bom manejo, ter o produto certo e usar na hora certa”, afirma o produtor, mencionando como garantir o melhor resultado na lavoura. Júlio fez menção ao fertilizante foliar Viridian, produzido pela Cocamar. Na safra anterior (2021/22), os Ciavolella atestaram a eficácia do produto.
Segundo Júlio, a semeadura havia sido feita numa época em que houve baixas temperaturas durante a noite e, no geral, a lavoura não vinha bem. Diante disso, os irmãos recorreram à Cocamar para saber se havia alguma solução e receberam a recomendação de utilizar o Viridian.
Decidiram aplicar o foliar em uma área apenas e comparar seu desempenho com o resultado de um foliar de outra marca. No final, a lavoura que recebeu Viridian apresentou uma produtividade média de 180 sacas, enquanto a outra não foi além de 130 a 140 sacas. Satisfeitos, os Ciavolella adotaram o Viridian, nesta safra, em toda lavoura de soja. “A Cocamar trabalha de uma forma muito profissional”, comenta Júlio.
Com a pequena lavoura de Auro foi a mesma coisa. Seguindo a orientação técnica dos profissionais da cooperativa, o produtor também investiu no Viridian e não tem do que reclamar. Na safra passada, sua média na soja foi de 173 sacas por alqueire e, no milho, 304 sacas. “Desta vez, a soja está bem melhor e dá para acreditar em colher mais”, afirma.
Curioso é que, no ano passado, os vizinhos que prestam serviços de plantio, pulverização e colheita para Auro, não obtiveram o mesmo resultado – sinal, segundo ele, de que está no caminho certo.
São patrocinadores do Rally Cocamar de Produtividade: Basf, Sicredi Dexis, Fertilizantes Viridian e Nissan Bonsai Motors (principais), Cocamar Máquinas/John Deere, Estratégia Ambiental e Irrigação Cocamar.