Bem-Vindo, ao Jornal Cocamar!

Rally Cocamar participa, no Show Rural, de evento dos 50 anos da Embrapa

“Estamos comemorando 50 anos, em 2023. São cinco décadas de inovação agropecuária, de proximidade com o produtor e também de participação na transformação do Brasil, que deixou de ser importador de alimentos, na década de 1970, para se tornar uma potência agrícola e ambiental”, afirmou na terça-feira, 7, o presidente da Embrapa, Celso Moretti, durante a cerimônia de lançamento de tecnologias da Embrapa, no 35º Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR). O evento foi acompanhado pela equipe do Rally Cocamar de Produtividade.

Moretti afirmou a importância do evento para o compartilhamento de soluções tecnológicas para o produtor e para todos os setores da agropecuária brasileira. A solenidade contou com as presenças dos secretários do Ministério da Agricultura e Pecuária, Neri Geller e Wilson Vaz de Araújo, do chefe-geral da Embrapa Soja, Alexandre Nepomuceno, do presidente da cooperativa Coopavel, Dilvo Grolli, do secretário de Estado da Agricultura, Norberto Ortigara, entre outras autoridades.

Neri Geller, em seu discurso, enfatizou a necessidade de unir o setor agropecuário para definir as políticas públicas que interessam à sociedade brasileira. O secretário afirmou que o governo federal irá trabalhar para construir pontes e avançar nos debates públicos para resgatar programas indispensáveis à agropecuária nacional. “Penso que cada vez mais precisamos convergir por meio do diálogo”, destacou. “No Ministério, temos o compromisso de defender o setor de forma bastante consistente para que possamos continuar produzindo, gerando emprego e renda a todos”, disse.

Um dos pontos abordados por Ortigara, em seu discurso, foi a necessidade de união de esforços em prol do agronegócio. Também reforçou a importância de se investir em conhecimento, ciência e inovação para aprimorar os processos conduzidos no campo. “Essa é a nossa disposição e estive reunido essa semana, no Show Rural, com quatro chefes de unidades da Embrapa do Sul do País para definirmos oportunidades de parcerias para o desenvolvimento do agronegócio no Paraná” afirmou Ortigara.

O chefe-geral da Embrapa Soja, Alexandre Nepomuceno, aproveitou a oportunidade para destacar as pesquisas que vêm sendo incrementadas para aprimorar o processo produtivo da soja. Neste sentido, explicou que o Programa Soja de Baixo Carbono está buscando parametrizar o conhecimento científico para comprovar como a produção de soja tem como base tecnologias sustentáveis. “Queremos mostrar em números que quando se adota o plantio direto e a fixação biológica do nitrogênio, por exemplo, o produtor deixa de emitir gases de efeito estufa e colabora com a descarbonização da agricultura”, disse.

O presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, parabenizou a Embrapa pelos seus 50 anos e destacou o papel da empresa na segurança alimentar. Ele citou também o compromisso do Brasil com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. “Diferente do que ocorre no mundo, aqui os produtores rurais preservam 20% de suas terras para preservar o planeta”, destacou.

Vários pesquisadores da Embrapa estavam presentes, entre eles: Décio Gazzoni, Henrique Debiasi e Vânia Moda Cirino.

São patrocinadores do Rally Cocamar de Produtividade: Basf, Sicredi Dexis, Fertilizantes Viridian e Nissan Bonsai Motors (principais), Cocamar Máquinas/John Deere, Lubrificantes Texaco, Estratégia Ambiental e Irrigação Cocamar.

Compartilhar:

Artigos Relacionados

Links Úteis

Institucional

SOCIEDADE RURAL DO PARANÁ
www.srp.com.br
 
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ
 
BNDES
 
FLAMMA

Bioenergia / Turismo

RETUR (REDE DE TURISMO REGIONAL)
www.retur.com.br
 

Agricultura

 
SECRETARIA DE AGRICULTURA
E ABASTECIMENTO (SEAB)
 
EMATER

Central de Atendimento

Contato: André Bacarin

    Acesse o mapa para ver nossa localização