A produtividade média da safra dos Cafés do Brasil, incluindo as duas espécies da cultura, _Coffea arabica_ (café arábica) e _Coffea canephora_ (robusta + conilon), estimada para o ano-cafeeiro em curso, cujas pesquisas e estudos foram realizados em janeiro de 2023, corresponderá a aproximadamente 28,9 sacas por hectare. Para tanto, referidos estudos estimaram que a safra brasileira total será de 54,94 milhões de sacas de 60kg, a qual está em fase de produção numa área de 1,9 milhão de hectares.
Neste contexto, há que se destacar que a área ocupada pela cafeicultura brasileira, com as duas espécies de café, totaliza 2,26 milhões de hectares, sendo 1,9 milhão de hectares, conforme citado, empregados na produção deste ano-cafeeiro, os quais equivalem a 84% do total. E, adicionalmente, 355,5 mil hectares em formação, que correspondem em torno de 16% da área total de cultivo dos Cafés do Brasil. Tais números denotam que a área em produção teve um acréscimo de 0,8%, e, em contraponto, que a área em formação decresceu 11%, caso sejam comparados com o ano-cafeeiro 2022.
Com relação exclusivamente à produção de café da espécie _C. arabica_, este primeiro estudo realizado em janeiro de 2023, indica que a produção total corresponderá a aproximadamente 68% da safra prevista, haja vista que a estimativa indica um volume físico a ser colhido equivalente a 37,43 milhões de sacas de 60kg. Assim, caso confirmado, esse número registrará um aumento de 14,4%, caso comparado com a safra anterior de 2022. Em complemento, quanto ao _C. canephora_, o primeiro levantamento aponta uma produção de 17,51 milhões de sacas, as quais equivalerão a 32% do total a ser colhido, e, ainda, que, no caso, haverá redução de 3,8% na comparação com a safra passada.
Convém esclarecer que os dados em pauta objeto desta análise acerca da produção dos Cafés do Brasil, entre muitos outros relevantes para o setor, foram divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento – Conab [1] no 1° Levantamento da Safra de Café de 2023 [2], cujo estudo também está disponível na íntegra no Observatório do Café [3], do Consórcio Pesquisa Café [4], coordenado pela Embrapa Café [5].
Leia esta DIVULGAÇÃO [6] na íntegra na página da Embrapa Café [7] e do Observatório do Café [3] e do Consórcio Pesquisa Café [4].
Conheça o acervo de publicações da Embrapa Café e baixe os arquivos pelo link
https://www.embrapa.br/cafe/publicacoes
Acesse também todas ANÁLISES [8] e notícias da cafeicultura no Observatório do Café.