Bem-Vindo, ao Jornal Cocamar!

Rally avalia lavouras nas regiões noroeste e norte

O Rally Cocamar de Produtividade percorreu vários municípios das regiões noroeste e norte do Paraná na manhã desta terça-feira (10/1) para uma avaliação técnica das lavouras de soja.

Saindo de Maringá, o roteiro começou por Flórida, seguiu até Lobato, passou por Colorado, continuou até Lupionópolis (primeira parada), prosseguiu rumo a Centenário do Sul, Jaguapitã e terminou em Astorga (a segunda parada).

Um dos objetivos foi observar o comportamento das plantas nas zonas de transição dos solos argilosos para os de consistência arenosa.

Para o gerente técnico da cooperativa, Rodrigo Sakurada, que acompanhou o Rally, esse é um ano que pode ser considerado “perfeito” para a soja em grande parte das regiões do Paraná, servidas por chuvas frequentes e com indicativo de alta produtividade. A umidade constante, porém, somada à alta temperatura, torna o ano “perfeito” também para o ataque de doenças fúngicas.

“As lavouras estão sendo, de uma forma geral, bem cuidadas, com mais aplicações preventivas”, comentou, citando que a soja do solo arenoso, por ter sido semeada mais tarde que a da região de Maringá, por exemplo, exibe, naturalmente, um porte menor. “São lavouras mais tardias, mas com bom desenvolvimento”, disse.

Outra observação é que, com o clima favorável, a cultura apresenta neste ano um prolongamento do ciclo, uma vez que as plantas não estão sendo submetidas a estresse. Conforme Sakurada, se ao invés de umidade estivesse acontecendo uma estiagem, o ciclo seria antecipado – uma reação natural das plantas para garantirem sua perpetuidade. Com isso, a expectativa é que a colheita fique concentrada em períodos menores, fugindo à programação de escalonamento feita pelos produtores.

No mais, uma particularidade: o clima desta safra de verão, com temperaturas agradáveis durante a noite, tem se assemelhado ao de Guarapuava, região centro-sul do Estado, reconhecida pela alta produtividade das lavouras.

Um levantamento semanal realizado pela Cocamar apontou na segunda-feira (9/1) que 3% das lavouras situadas nas áreas atendidas pela cooperativa nos Estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, já estão à fase de maturação; 61% se encontram em granação; 30% ainda em floração e 6% em estágio de desenvolvimento vegetativo.

O Rally é patrocinado por Basf, Sicredi Dexis, Nissan Bonsai Motors e Fertilizantes Viridian (principais), Cocamar Máquinas/John Deere, Texaco Lubrificantes, Estratégia Ambiental e Irrigação Cocamar, com o apoio do Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb), Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja/PR) e Unicampo (cooperativa de profissionais de agronomia).

Compartilhar:

Artigos Relacionados

Links Úteis

Institucional

SOCIEDADE RURAL DO PARANÁ
www.srp.com.br
 
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ
 
BNDES
 
FLAMMA

Bioenergia / Turismo

RETUR (REDE DE TURISMO REGIONAL)
www.retur.com.br
 

Agricultura

 
SECRETARIA DE AGRICULTURA
E ABASTECIMENTO (SEAB)
 
EMATER

Central de Atendimento

Contato: André Bacarin

    Acesse o mapa para ver nossa localização