Em comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado todos os anos no primeiro sábado do mês de julho, cooperativas de vários ramos, sediadas em Maringá, vão promover uma ação voltada à prática dos princípios do cooperativismo, interesse pela comunidade e também de intercooperação.
Pela manhã – Naquele que é denominado Dia de Cooperar (Dia C), a partir das 8h, cerca de 300 voluntários, representando 9 cooperativas, se reúnem no salão social da Associação Cocamar para a montagem de 500 cestas básicas que vão ser distribuídas para entidades assistenciais do município.
Quais são – As cooperativas participantes são a Cocamar (ramo agropecuário), Sicredi, Sicoob e Cresol (crédito), Unicampo (agronomia) Coopics (práticas integrativas e complementares em saúde humana), Sinergi (energia fotovoltaica), Unimed (saúde) e Uniodonto (odontologia).
Há três semanas – Conforme explica Sabrina Ambrósio, analista de sustentabilidade da Cocamar, as atividades do Dia C já estão acontecendo há três sábados consecutivos (dias 11, 18 e 25/6) nas cidades de Maringá e Londrina.
Doações – Em ambas as cidades, voluntários das cooperativas atuaram nas entradas de supermercados que aderiram ao Dia C para distribuir um folder explicativo, dialogar com clientes e pedir doações de alimentos.
Quantidades – Segundo ela, os clientes foram receptivos e na soma dos três sábados as doações somaram, respectivamente, 1,2, 1,3 e 1,2 mil quilos.
Londrina – Em Londrina, são sete as cooperativas participantes: Cocamar e Integrada (ramo agropecuário), Sicredi, Sicoob, Cresol, Uniprime e Unicred (crédito).
Tradicional – O Dia C é um movimento que acontece todos os anos, em nível nacional. Em Maringá, onde está consolidado, nas edições anteriores, entre outras iniciativas, foi feita a produção de milhares de fraldas geriátricas para doação a entidades, bem como a venda de milhares de pizzas e hambúrgueres, com renda destinada ao mesmo objetivo.