Bem-Vindo, ao Jornal Cocamar!

Família Manetti adota mentalidade empresarial para crescer

Duas irmãs que até pouco tempo não tinham afinidade com a agricultura são agora gestoras bem-sucedidas, sob a supervisão da mãe, em uma propriedade rural de 242 hectares no município de Doutor Camargo, a 30km de Maringá, onde produzem soja e milho. Elas foram visitadas no dia 16/11 pelo Rally Cocamar de Produtividade.

Família – Há alguns anos, o produtor Aristides Manetti, marido de dona Elena e pai de Liliana e Ludmila, foi diagnosticado com alzheimer e as atividades passaram a ser geridas pela família.

Urbanas – Se a mãe já estava, de alguma forma, preparada para cuidar das finanças, pois há anos já ajudava o marido no pagamento das contas da propriedade, as duas filhas haviam seguido profissões urbanas e não tinham planos de se dedicarem à agricultura. Liliana e Ludmila são graduadas, respectivamente, em farmácia e odontologia.

Apoio – Um ponto a favor delas é que desde o primeiro momento puderam contar com o apoio do funcionário Antônio Carlos Cardoso, o Carlinhos, que há três décadas presta serviços à família, e também de Júnior, um sobrinho dele. Ambos se encarregam das tarefas operacionais.

Revendas – Faltava o conhecimento técnico sobre a condução das culturas e, por uns tempos, a família se utilizou de revendas, cita Liliana. “Queríamos gerir a propriedade como uma empresa, fazê-la produzir, e isto não seria possível apenas recorrendo àquelas empresas”, comenta.

Safratec – As irmãs ficaram, então, sabendo da realização de uma das edições do Safratec, promovida pela Cocamar em sua Unidade de Difusão de Tecnologias (UDT), em Floresta. Lá, entraram em contato com técnicos da cooperativa, que passaram a prestar-lhes orientação especializada.

Exemplo – Foi assim que tudo começou. Hoje, a propriedade é um exemplo do que um trabalho bem conduzido pode fazer. A família Manetti aderiu ao Grupo Mais, criado pela cooperativa para atender cooperados que desejam investir em uma assistência técnica mais ampla, e conta também com o acompanhamento técnico do agrônomo da unidade da Cocamar em Doutor Camargo, Fernando Smith.

Planejamento – O engenheiro agrônomo José Eduardo Marcon, que coordena o Grupo Mais e presta atendimento à família, comenta que as proprietárias se dispuseram a seguir um planejamento que prevê investir na qualidade do solo e em modernas tecnologias de produção.

Precisão – Elas já substituíram os maquinários, que eram antigos, para começar a trabalhar com agricultura de precisão. “O importante é que elas procuram seguir todas as nossas recomendações”, afirma Smith.

Resultados – “Como não dominamos a parte técnica, trabalhamos como empresárias e nos cercamos de profissionais especializados”, comenta Liliana, afirmando estar satisfeita com os resultados que vêm sendo obtidos. Todas as decisões são tomadas em reuniões com a anuência da mãe.

Médias maiores – Um demonstrativo de que elas estão no caminho certo é a produtividade obtida na safra de soja 2020/21, ao redor de 145 sacas por alqueire (59,9/hectare), sendo que historicamente a média se situava ao redor de 130 sacas (53,7/hectare). Em anos anteriores, já haviam sido registradas colheitas em volumes maiores, também, no cultivo de milho.

Tranquilas – “Temos potencial para crescer”, observa Ludmila, dizendo que se antes ela e a irmã ficavam apreensivas diante do desafio de fazer a propriedade produzir, hoje estão tranquilas e confiantes no assessoramento prestado pela Cocamar.

Sobre o Rally

O Rally Cocamar de Produtividade, em sua sétima edição consecutiva, conta com o patrocínio das seguintes empresas: Basf, Fairfax do Brasil – Seguros Corporativos, Fertilizantes Viridian, Zacarias Chevrolet e Sicredi União PR/SP (principais), Cocamar Máquinas, Lubrificantes Texaco, Estratégia Ambiental e Irrigação Cocamar (institucionais), com apoio da Aprosoja/PR, Cesb e Unicampo.

Compartilhar:

Artigos Relacionados

Links Úteis

Institucional

SOCIEDADE RURAL DO PARANÁ
www.srp.com.br
 
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ
 
BNDES
 
FLAMMA

Bioenergia / Turismo

RETUR (REDE DE TURISMO REGIONAL)
www.retur.com.br
 

Agricultura

 
SECRETARIA DE AGRICULTURA
E ABASTECIMENTO (SEAB)
 
EMATER

Central de Atendimento

Contato: André Bacarin

    Acesse o mapa para ver nossa localização