Bem-Vindo, ao Jornal Cocamar!

O Rally encontra, nesta terça-feira, um belo modelo de gestão feminina na região de Maringá

Duas irmãs que não tinham nenhuma afinidade com o mundo rural, tornaram-se gestoras bem-sucedidas, ao lado da mãe, no comando de uma propriedade rural da família em Doutor Camargo, a 30km de Maringá.

Há alguns anos elas começaram a perceber que o chefe da casa, Aristides Manetti, apresentava dificuldades e, após a realização de exames, o mesmo foi diagnosticado com Alzeimer. Iniciava, então, a transferência da gestão do negócio para Liliana, farmacêutica, e Ludmila, odontóloga, sob a supervisão direta da mãe Helena. As duas contaram desde o primeiro momento com o apoio do funcionário Antônio Carlos Cardoso, que há três décadas trabalha na propriedade, mas precisavam descobrir uma forma de gerir a atividade com profissionalismo e aí é que a Cocamar entra em cena. Elas participaram em 2019 de uma edição do Safratec, o evento anual para apresentação de tecnologias e inovações organizado pela cooperativa no município de Floresta. Conversando com técnicos, souberam que era possível contar com toda a orientação técnica especializada.

Elas participam há três anos do Grupo Mais, da Cocamar, e há um no têm o acompanhamento do engenheiro agrônomo José Eduardo Marcon. Os resultados já podem ser avaliados pelo aumento da produtividade média da soja, que passou das 120 sacas por alqueire, para cerca e 150 na safra 2020/21. Mas não é só: modernizaram o parque de máquinas e estão aplicando toda as tecnologias recomendadas. “A propriedade é uma empresa, tudo precisa ser planejado”, conta Liliana, que divide a gestão com a irmã e conta com o apoio da unidade local da cooperativa. “Se antes ficávamos assustadas, hoje temos segurança e trabalhamos com o controle de todos os custos e receitas”, explica Liliana.

O Rally esteve na tarde desta terça-feira na Estância Luciana, da família Manetti, onde a equipe do programa RIC Rural gravou uma reportagem especial sobre o tema sucessão e gestão familiar, a ser exibida em breve.

Compartilhar:

Artigos Relacionados

Links Úteis

Institucional

SOCIEDADE RURAL DO PARANÁ
www.srp.com.br
 
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ
 
BNDES
 
FLAMMA

Bioenergia / Turismo

RETUR (REDE DE TURISMO REGIONAL)
www.retur.com.br
 

Agricultura

 
SECRETARIA DE AGRICULTURA
E ABASTECIMENTO (SEAB)
 
EMATER

Central de Atendimento

Contato: André Bacarin

    Acesse o mapa para ver nossa localização