Bem-Vindo, ao Jornal Cocamar!

A satisfação do produtor com o padrão das lavouras

“Um padrão que é uma beleza”: assim o cooperado João Claudemir Mori define o atual momento das lavouras de soja nas terras que cultiva em Ivatuba, município da região de Maringá. É o estágio de “fechamento de ruas”, em que, com o crescimento das plantas em linha, quase já não é possível ver o chão. Ao mesmo tempo, começa a fase de floração. “A confiança é grande em uma boa safra”, afirma Mori, na expectativa de que as chuvas voltem logo para manter a relativa regularidade observada até agora.

A soja é a principal cultura de verão nas regiões atendidas pela Cocamar, nos Estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Os produtores dependem principalmente dela e do milho de inverno para a sobrevivência de seus negócios. Em menor escala, no inverno, planta-se de trigo em municípios mais propícios, no norte paranaense, sendo que nos últimos anos a cooperativa tem incentivado, ainda como opção para os meses frios, o cultivo de sorgo.

O Rally visitou o produtor Neno, na quinta-feira (17/11), acompanhado pelo engenheiro agrônomo Rafael Franciscatti dos Reis, da empresa Basf, uma das patrocinadoras da edição 2022/23. Antes, no vizinho município de Floresta, esteve com o engenheiro agrônomo Fernando Fabris, da unidade local da Cocamar, que ressaltou, também, a qualidade das lavouras de soja no atual momento.

Além da Basf, patrocinam o Rally: Sicredi Dexis, Nissan Bonsai Motors e Fertilizantes Viridian (principais), Cocamar Máquinas/John Deere, Lubrificantes Texaco, Estratégia Ambiental e Irrigação Cocamar, com o apoio do Cesb, Aprosoja/PR e Unicampo.

Compartilhar:

Artigos Relacionados

Links Úteis

Institucional

SOCIEDADE RURAL DO PARANÁ
www.srp.com.br
 
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ
 
BNDES
 
FLAMMA

Bioenergia / Turismo

RETUR (REDE DE TURISMO REGIONAL)
www.retur.com.br
 

Agricultura

 
SECRETARIA DE AGRICULTURA
E ABASTECIMENTO (SEAB)
 
EMATER

Central de Atendimento

Contato: André Bacarin

    Acesse o mapa para ver nossa localização