Em São Jorge do Ivaí, município a 50km de Maringá, onde cumpriu roteiro de visita a propriedades, a equipe do Rally Cocamar de Produtividade foi recebida pelo cooperado Francisco Devanir Boschi em um barracão na cidade. Como quase ninguém mais mantém residência no campo, esses barracões são comuns no meio urbano, para a guarda do parque de máquinas e caminhões usados na lavoura.
Francisco, conhecido como Lê, é cooperado da Cocamar desde 1979. Ele produz soja e milho ao lado dos irmãos José e Antônio e conta com a participação do filho Igor. Cooperativista, diz valorizar a segurança que tem ao trabalhar com a cooperativa, sendo também um associado do Sicredi desde antes dos anos 2000.
Lê conta que nasceu em Cambé e sua família mudou-se para São Jorge do Ivaí em 1955 para plantar café. “Meu pai, Pedro, sempre gostou muito dessa cultura e, mesmo com as geadas, manteve um cafezal até o ano 2000”, recorda-se.
A soja se desenvolve bem, mas a expectativa dele e dos demais produtores do município é que, diante do forte calor dos últimos dias, as chuvas voltem a ocorrer logo.
Nos contatos em São Jorge do Ivaí, a equipe do Rally foi acompanhada do gerente da unidade local da Cocamar, Bernélio José Orsini, da gerente de negócios Agro da Sicredi Dexis, Laiane Zago Ambrósio, e da assistente de Negócios Agro da cooperativa de crédito, ambas da agência do Sicredi Dexis.
Patrocinam o Rally: Basf, Sicredi Dexis, Nissan Bonsai Motors e Fertilizantes Viridian (principais), Cocamar Máquinas/John Deere, Lubrificantes Texaco, Estratégia Ambiental e Irrigação Cocamar, com o apoio do Cesb, Aprosoja-PR e Unicampo.