“Meu pai foi médico durante 42 anos em Terra Boa, onde chegou no ano de 1962, acompanhado de minha mãe. Eram recém-casados e vieram do Rio de Janeiro. A história dos pais Valdomiro e Jacyra, já falecidos, é contada pelo filho deles, Valdomiro Peres Júnior, o Carneirinho, que na manhã de terça-feira (8/11) recebeu a equipe do Rally Cocamar de Produtividade em companhia do sobrinho Thiago.
Comprar terras – O casal teve outros dois filhos, Valter e Abelardo, e enquanto o pai se dedicava ao seu ofício – tendo construído um hospital na cidade e realizado mais de 5 mil partos -, a mãe percebeu que comprar terras era um bom negócio. Assim, sempre que possível, eles investiam na aquisição de propriedades rurais.
Médicos – Uma parte da família seguiu a profissão do pai: Abelardo é neurocirurgião em São José dos Campos (SP). Casado com uma médica, ele tem dois filhos que atuam também nessa área. E, do lado de Carneirinho e Valter, as filhas Maria Cláudia e Ana Caroline estão para finalizar o curso de medicina.
Agrônomos e produtores – Mas foi graças à percepção da mãe que outra parte da família enveredou para a agricultura. Carneirinho e Valter são engenheiros agrônomos, assim como seus filhos Pedro e Thiago. Eles estão à frente de propriedades em Terra Boa, Querência do Norte e Santa Cruz do Monte Castelo, mantêm um programa de diversificação de negócios e são reconhecidos por suas boas práticas.
Diversificação – A soja e o milho, os carros-chefes, compõem um conjunto de atividades que inclui aviários, produção de mandioca, gado de corte, eucaliptos e áreas de cana-de-açúcar. Em 2023, eles iniciam o cultivo de sorgo para ampliar o leque de opções no inverno.
Bons resultados – Em Terra Boa, os Peres são atendidos pelo técnico agrícola Ademir Caetano, o Mirim, da Cocamar. Há anos eles se dedicam à proteção do solo, cultivando braquiária e aveia para ter palhada, além de todos os cuidados que dispensam às lavouras, o que proporciona bons resultados. A soja, por exemplo, tem média de 135 sacas por alqueire, enquanto de mandioca eles produzem 100 toneladas por alqueire.
Sucessão – A gestão compartilhada possibilita, assim, uma sucessão natural. Thiago, de 26 anos, já está na lida há algum tempo, enquanto o recém-formado Pedro, de 24, conclui um estágio de dez meses nos Estados Unidos. Aprender sempre e aprimorar conhecimentos é o dia a dia de Thiago, para quem a experiência do pai e do tio são valiosos.
Cooperativismo – “Somos uma família cooperativista”, frisa Carneirinho, lembrando que todos eles são cooperados da Cocamar. Ele, inclusive, integra o Conselho de Administração da cooperativa.
História – Para o gerente Everton Cestaro, da unidade local da Cocamar, a história dos Peres se confunde com a própria história da cooperativa, que foi fundada em 1963 e atualmente conta com mais de 17 mil cooperados. “Se de um lado a família Peres está completando 60 anos em Terra Boa, de outro a Cocamar celebra seus 60 anos no início de 2023”, ressalta Everton.
Trabalho – Em resumo, muito trabalho ao longo das décadas, os desafios persistem, mas o que não falta são bons motivos para comemorar.
Boas práticas – O Rally Cocamar de Produtividade tem a finalidade de identificar e valorizar as boas práticas agropecuárias e conta com o patrocínio da Basf, Fertilizantes Viridian, Sicredi Dexis e Nissan Bonsai Motors (principais), Cocamar Máquinas/John Deere, Lubrificantes Texaco, Estratégia Ambiental e Irrigação Cocamar. Apoio: Cesb, Aprosoja/PR e Unicampo.