Irmãos empreendedores crescem arrendando terras

A família Gusman tem histórico na região de Paranacity, no noroeste paranaense. José Gusman Nunes, o Zé Ico, chegou ali em 1947, onde foi cafeicultor e, ao lado do filho João, investiu também no cultivo de algodão.

Terminados os ciclos dessas culturas, as pastagens tomaram conta e os produtores começaram a sofrer com a falta de alternativas. Foi o caso de João que, em sua pequena propriedade, lidava com produção de leite.

A incerteza em relação ao futuro, entretanto, ficou para trás quando seus dois filhos, Edson (o Tato), hoje com 41 anos, e Edmarcos (o Ed), 37, decidiram empreender. Eles contam com o incentivo e a experiência de vida do pai e a orientação técnica prestada pela Cocamar. O objetivo era viabilizar um novo negócio, a produção de soja e milho, vendo que esses promissores cultivos se expandiam pelos solos arenosos da região de Paranacity.

“Começamos com 2 alqueires e meio e hoje já estamos produzindo grãos em 130 alqueires”, diz Tato, afirmando, ao lado do irmão, que o crescimento deles vem acontecendo “com muito planejamento e, principalmente, pés no chão”. No dia 26/10, ambos receberam a visita do Rally Cocamar de Produtividade numa propriedade recém-arrendada em Cruzeiro do Sul.

Como oitenta por cento das terras que cultivam são arrendadas, o desafio se torna ainda maior, mas, com seus resultados, eles conquistaram a confiança dos proprietários. Em média, colhem 120 sacas de soja por alqueire. Nem mesmo os reveses, como a falta de chuvas no último período (2021/22), que reduziu a produtividade para 90 sacas por alqueire, são capazes de desanimá-los.

Para enfrentar momentos adversos e manter o equilíbrio nas finanças, Tato e Ed diversificam os negócios: eles cultivam 16 alqueires com colorau e, no inverno, dedicam-se à produção de milho, cuja média neste ano variou entre 200 e 220 sacas por alqueire.

“Produzir no arenito exige muito profissionalismo, uso de tecnologias recomendadas e dedicação”, comenta o engenheiro agrônomo Alisson Galbiati, da Cocamar, que presta assistência técnica aos irmãos.

Sempre com a orientação da cooperativa, eles não descuidam, por exemplo, da palhada que recobre o solo – item fundamental para a sustentabilidade do sistema de plantio direto -, cultivando forrageiras como milheto e braquiária. O plantio os dois fazem juntos, enquanto a pulverização fica a cargo de Tato e a colheita sob a responsabilidade de Ed.

Agora, como muitos proprietários estão deixando de arrendar para a usina, a expectativa é que novas oportunidades de terras apareçam, mas os dois irmãos são comedidos e lembram que o solo advindo de canaviais exige vários anos de investimentos para a sua readequação ao cultivo de grãos.

O pai continua acompanhando o trabalho de ambos, sempre fazendo ponderações e aconselhamentos. “Para nós, o apoio do pai traz mais segurança”, afirma Ed, falando também do quanto se sentem seguros em trabalhar com a Cocamar, onde são cooperados cem por cento. No passado, quando ainda não havia entreposto da cooperativa em Paranacity, o avô deles, Zé Ico, levava seu café para entregar na Cocamar em Maringá.

“Essa parceria entre os dois irmãos é um diferencial para o sucesso”, pontua o gerente da unidade da Cocamar, Lucas de Marchi, ressaltando o fato de que ambos possuem uma boa estrutura de máquinas e não dependem de prestadores de serviços.

Em sua oitava edição, o Rally Cocamar de Produtividade conta com o patrocínio da Basf, Sicredi Dexis, Nissan Bonsai Motors e Fertilizantes Viridian (principais), Cocamar Máquinas, Texaco, Estratégia Ambiental e Irrigação Cocamar. Apoio: Cesb, Aprosoja/PR e Unicampo.

Compartilhar:
Irmãos empreendedores crescem arrendando terras
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao usar este site você concorda com nossos Política de Proteção de Dados.

Links Úteis

Institucional

SOCIEDADE RURAL DO PARANÁ
www.srp.com.br
 
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ
 
BNDES
 
FLAMMA

Bioenergia / Turismo

RETUR (REDE DE TURISMO REGIONAL)
www.retur.com.br
 

Agricultura

 
SECRETARIA DE AGRICULTURA
E ABASTECIMENTO (SEAB)
 
EMATER

Central de Atendimento

Contato: André Bacarin

    Acesse o mapa para ver nossa localização