Bem-Vindo, ao Jornal Cocamar!

Média do milho recua para 1.432 quilos/hectare

Com a colheita de milho caminhando para o seu encerramento nas regiões atendidas pela Cocamar, a média de produtividade tem ficado em 1.432 quilos por hectare (o equivalente a 25 sacas, ou 58/alqueire), bem abaixo em comparação a anos em que as lavouras passam pelo período de inverno sem grandes problemas. Em situações mais favoráveis, o histórico aponta para a média de 83 sacas/hectare ou 200/alqueire, mas muitos produtores vão além de 100 sacas/hectare.

Além do atraso no plantio, a sequência de estiagem e geadas resultou numa redução de 73% em relação ao potencial produtivo estimado, que era de 5.316 quilos/hectare (88,6 sacas ou 215 na equivalência em alqueire). Mesmo com as adversidades, a qualidade do milho tem ficado dentro do padrão, segundo a cooperativa. “Foi uma safra muito difícil, agora é se preparar para a próxima, caprichar no plantio de soja para recuperar a perda”, comenta o gerente técnico Rafael Furlanetto.

Quanto ao trigo, a maior parte das lavouras está em fase de maturação e pré-colheita. Ainda começando, a colheita deve seguir até meados de outubro com a expectativa de uma produtividade de 2.237 quilos por hectare – 37,3 sacas (correspondente a 90 por alqueire), “um resultado razoável para um ano tão complicado”, avalia Furlanetto. Segundo ele, o trigo sofreu um pouco com a recente estiagem e, de forma localizada, com as geadas.

Quanto à soja, cujo plantio está liberado na janela de 13 de setembro a 31 de dezembro, a orientação do gerente técnico é “não sair plantando às pressas, sem as condições ideais. É importante caprichar, adotando o manejo recomendado pela equipe técnica da cooperativa, preparando a planta para possíveis adversidades climáticas”.

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on telegram
Share on tumblr

Artigos Relacionados

gdpr-image
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao usar este site você concorda com nossos Política de Proteção de Dados.

Links Úteis

Institucional

SOCIEDADE RURAL DO PARANÁ
www.srp.com.br
 
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ
 
BNDES
 
FLAMMA

Bioenergia / Turismo

RETUR (REDE DE TURISMO REGIONAL)
www.retur.com.br
 

Agricultura

 
SECRETARIA DE AGRICULTURA
E ABASTECIMENTO (SEAB)
 
EMATER

Central de Atendimento

Contato: André Bacarin

    Acesse o mapa para ver nossa localização