Bem-Vindo, ao Jornal Cocamar!

Solo bem protegido não tem ervas e nem danos com as chuvas

A equipe do Rally Cocamar de Produtividade abriu nesta quinta-feira (29/9) a sua oitava temporada consecutiva, deslocando-se a Floresta, no entorno de Maringá, onde a semeadura da safra de soja 2022/23 deve ser retomada neste sábado (1/10).

Até o momento, segundo a unidade local da Cocamar, cerca de 10% da área prevista estão semeados. Os trabalhos foram interrompidos no início da semana devido às chuvas.

Em geral, precipitações mais intensas causam danos à camada superficial do solo desprotegido e a chegada da primavera/verão propicia o surgimento de ervas de difícil controle, como a buva e o capim amargoso.

Tendo como objetivo identificar boas práticas agrícolas, o Rally foi até uma das áreas do cooperado Luiz Alberto Palaro que, há anos, investe na proteção do solo com aveia. A espessa palhada da cultura, que foi semeada no começo de maio – após a colheita do milho de inverno – e tem ciclo de 120 dias, permite um manejo sustentável do solo e gera economia para o produtor.

Segundo Palaro, que é assistido pelo engenheiro agrônomo Fernando Fabris, da unidade da Cocamar em Floresta, ele deixa de gastar ao menos R$ 2 mil por alqueire com o preparo, sem contar a despesa com combustível. “A aveia sai muito bem”, diz o produtor, lembrando que a camada de palha retém umidade por aproximadamente uma semana e sua decomposição dá origem à matéria orgânica.

“O sr. Luiz Palaro é um agricultor tradicional que acompanha as tecnologias”, conta Fernando. Em Floresta, segundo ele, vem crescendo o número de produtores que aperfeiçoam o plantio direto ao optar também pela braquiária e um mix de culturas cuja finalidade é garantir palhada para proteger o solo no verão.

 

Agora, semear

Produtores estão se preparando para começar a semeadura da safra de soja 2022/23 ou retomar o trabalho que havia sido interrompido, em várias regiões atendidas pela Cocamar Cooperativa Agroindustrial, no Paraná.

O cooperado Luiz Bruschi e o filho Gustavo, de Maringá, semearam cerca de 10% dos seus 90 alqueires e esperam agora completar o serviço. “Com tanta água, o ano está começando bem”, comemora Luiz.

Em alguns municípios, a exemplo dos Bruschi, agricultores mantêm a tradição de semearem soja mais cedo e, assim, entrar com a safra seguinte, de milho de inverno, ainda na janela ideal.

Mas a antecipação, neste ano, está preocupando o cooperado Wilson Palaro, de Floresta. “A terra ainda está muito fria e as sementes não germinam direito, sem falar que a umidade pode ocasionar fungos”, explica.

A maioria dos produtores prefere mesmo realizar a operação em outubro. O cooperado Silvio Roes, de Cianorte (PR), conta que se organiza para iniciar a semeadura a partir do dia 10 naquele município e também em Anaurilândia (MS). Na região de Paranacity (PR), o cooperado Anderson Maestrello considera que “as lavouras semeadas em outubro geralmente se desenvolvem melhor e apresentam maior potencial de produtividade”.

O Rally Cocamar de Produtividade conta com os seguintes patrocinadores principais: Basf, Viridian, Sicredi e Nissan; patrocinadores institucionais: Cocamar Máquinas, Texaco, Estratégia Ambiental e Irrigação Cocamar; apoio: CESB, Unicampo e Aprosoja/PR.

Compartilhar:

Artigos Relacionados

Links Úteis

Institucional

SOCIEDADE RURAL DO PARANÁ
www.srp.com.br
 
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ
 
BNDES
 
FLAMMA

Bioenergia / Turismo

RETUR (REDE DE TURISMO REGIONAL)
www.retur.com.br
 

Agricultura

 
SECRETARIA DE AGRICULTURA
E ABASTECIMENTO (SEAB)
 
EMATER

Central de Atendimento

Contato: André Bacarin

    Acesse o mapa para ver nossa localização