Bem-Vindo, ao Jornal Cocamar!

Plantio avança em Arapongas

O município de Arapongas foi o destino do Rally Cocamar de Produtividade onde, no dia 19/10, grande parte das áreas esperavam para ser semeadas e já havia lavouras em germinação e desenvolvimento.

Acompanhados do agrônomo Roverson Flach, da unidade local da Cocamar, a equipe foi até a propriedade do produtor Dércio Nogueira Santos, que cultiva soja, milho e trigo. Ele só esperava a chuva dar um tempo, o solo secar, para entrar novamente com as plantadeiras.

Dércio, a esposa Maria Alzira, a filha Carina, que é agrônoma, e o filho André, tocam 200 alqueires, entre terras próprias e arrendadas, cada qual na sua função. Segundo o produtor, 2023 foi um ano difícil, de insumos caros e com os preços dos principais produtos agrícolas em forte queda. “Um ano complicado para o nosso lado, por essa questão dos preços. Eles estavam lá em cima, os custos acompanharam, mas os preços voltaram para traz e os insumos nem tanto. Então, vai ser mais difícil as contas fecharem”. Mesmo assim, ele conta que está mantendo a programação dos outros anos, sem reduzir os investimentos. “Graças a Deus a gente tem uma produção razoável”.

Por arrendar a maior parte das terras que cultiva, o desafio é ainda maior. “Quando a área é própria, a renda acaba ficando toda para você. Mas como a gente não possui muitas terras, precisa optar pelo arrendamento também”.

Tecnificado, Dércio é reconhecido pelo profissionalismo e por suas boas médias de produtividade. E todo o seu maquinário é John Deere: “uma marca boa, que a gente confia, então é nossa parceira também”.

Para o agrônomo Roverson Flach, o produtor Dércio é diferenciado na sua região, por suas boas médias, os cuidados e a estrutura que possui. “É caprichoso, produz bem e tem equipamentos bons, que ajudam nessa agilidade do plantio e na colheita também”.

Roverson comenta que os produtores do município aceleraram o plantio nos últimos dias e tudo corre dentro da normalidade. “Esse ano o plantio avançou até um pouco mais em relação aos outros anos, com as boas expectativas de chuva, está correndo tudo bem, as chuvas estão bem distribuídas e a soja vai emergindo bem também”.

A umidade, claro, é necessária, mas se for demais, pode trazer problemas. “Essa umidade está sendo bastante favorável no plantio da soja, mas diante da perspectiva de bastante chuva, como aconteceu no ano passado, o produtor precisa ficar atento em relação a um bom uso de fungicidas para não ter preocupação com a ferrugem no final”.

Em sua nona edição consecutiva, o Rally Cocamar de Produtividade conta com os seguintes patrocinadores: Basf, Sicredi Dexis, Nissan Bonsai Motors, Fertilizantes Viridian, Cocamar Máquinas/John Deere, Texaco e Estratégia Ambiental.

Compartilhar:

Artigos Relacionados

Links Úteis

Institucional

SOCIEDADE RURAL DO PARANÁ
www.srp.com.br
 
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ
 
BNDES
 
FLAMMA

Bioenergia / Turismo

RETUR (REDE DE TURISMO REGIONAL)
www.retur.com.br
 

Agricultura

 
SECRETARIA DE AGRICULTURA
E ABASTECIMENTO (SEAB)
 
EMATER

Central de Atendimento

Contato: André Bacarin

    Acesse o mapa para ver nossa localização