Bem-Vindo, ao Jornal Cocamar!

Rally conhece Centro de Equoterapia em Astorga

“Menina dos olhos” da Sociedade Rural de Astorga (PR), o Centro de Equoterapia e Escola de Equitação “Esperança Passo a Passo”, mantida em parceria com a Prefeitura, chama atenção pelo trabalho que oferece gratuitamente há sete anos e os resultados obtidos junto a 70 alunos ora em atendimento do município e região, a grande maioria crianças com algum tipo de deficiência. De passagem pela cidade, o Rally Cocamar de Produtividade foi conhecer o projeto.

Prática reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito), a equoterapia (terapia assistida por cavalos) tem, comprovadamente, eficácia no desenvolvimento físico e intelectual de crianças e adultos.

A cada dia, de segunda a sexta-feira, 15 deles participam de sessões com os animais, que duram 30 minutos, em um espaço da Sociedade Rural construído especialmente para essa finalidade.

Em apenas três meses, Laura, de sete anos, está tendo uma melhora significativa, segundo afirma sua mãe, Joana Monique Souza. Portadora de epilepsia e diagnosticada com autismo, a menina sentiu muito a perda da bisavó e recomendaram que fosse encaminhada ao Centro. Conforme Joana, além de uma evolução na parte cognitiva, ela melhorou o equilíbrio e o controle motor. “Minha filha conta os dias para chegar a hora de vir ao Centro, ela fica muito feliz”, observa.

Marcel Casacchi, diretor da Sociedade Rural e responsável pelo Centro, conta que a estrutura existe há sete anos e possui uma equipe especializada em equoterapia, formada por fisioterapeuta, psicólogo e fonoaudiólogo. Diante da demanda e dos resultados alcançados, a Sociedade Rural planeja ampliar os serviços, informa Casacchi, tendo como objetivo a construção de mais duas alas: uma para comportar a sala de integração sensorial, e outra para hidroterapia.

“Nosso sonho é que o projeto avance para um atendimento multidisciplinar, triplicando o número de crianças – 70 para cada setor. A construção depende, principalmente, do apoio financeiro de empresas que se interessem em ser parceiras do empreendimento.

“O cavalo é capaz de quebrar muitas barreiras nessa relação com as crianças e isso ajuda muito no desenvolvimento delas”, diz o diretor, acrescentando que o resultado nem sempre é o mesmo quando elas são tratadas em uma clínica fechada. “O sorriso de uma criança, sua evolução física e mental, é o que mais nos estimula”, pontua.

“A gente une aqui, ao ambiente aberto, o estímulo proporcionado pelo animal”, reforça a fisioterapeuta e coordenadora do Centro, Giulia Balatotti Cassani, salientando: “na equoterapia trabalhamos um conjunto de métodos terapêuticos de uma forma agradável, em que a criança se solta e, entre outros benefícios, adquire mais autoconfiança, coordenação motora e equilíbrio, o que melhora o seu relacionamento social e até mesmo no ambiente escolar”. O tempo de tratamento se estende a até dois anos a partir das necessidades que os alunos apresentam em uma avaliação.

O Centro de Equoterapia atende no município de Astorga alunos encaminhados pela Apae e Secretarias Municipais de Saúde e Educação, além das Apae de Sabáudia e Iguaraçu que, por sua vez, abrangem vários municípios.
O Rally – O Rally Cocamar de Produtividade conta com o patrocínio da Basf, Sicredi Dexis, Fertilizantes Viridian, Nissan Bonsai Motors, Cocamar Máquinas/John Deere, Texaco e Estratégia Ambiental, com o apoio do Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb), Aprosoja/PR e Unicampo.

Compartilhar:

Artigos Relacionados

Links Úteis

Institucional

SOCIEDADE RURAL DO PARANÁ
www.srp.com.br
 
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ
 
BNDES
 
FLAMMA

Bioenergia / Turismo

RETUR (REDE DE TURISMO REGIONAL)
www.retur.com.br
 

Agricultura

 
SECRETARIA DE AGRICULTURA
E ABASTECIMENTO (SEAB)
 
EMATER

Central de Atendimento

Contato: André Bacarin

    Acesse o mapa para ver nossa localização