Cocamar reforça o compromisso da cooperativa com o fortalecimento da educação e com a formação de cidadãos mais conscientes e colaborativos
Com a proposta de levar o cooperativismo para dentro das escolas, com o objetivo de desenvolver nos estudantes a educação cooperativista, empreendedora, financeira e ambiental, alinhadas com a Base Nacional Comum Curricular, a Cocamar, por muitos anos, desenvolveu o Cooperjovem, um programa nacional do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras).
COOPERAÇÃO – Este trabalho promove o protagonismo dos alunos e a valorização da comunidade escolar, inserindo a cultura da cooperação no cotidiano escolar por meio da formação continuada dos professores, atividades interativas e projetos pedagógicos que focam na colaboração, autonomia e aprendizado prático, que fortalece valores como empatia solidariedade e respeito e corresponsabilidade, para a construção de uma sociedade mais consciente e próspera.
RETOMADA – Este ano, em parceria com o SESCOOP e a Escola Social Marista Irmão Acácio, de Londrina, a Cocamar retomou a iniciativa, após sua última edição em 2019. A primeira etapa foi a formação dos professores e equipe pedagógica envolvidos com o Programa Cooperjovem, um ciclo de aprendizado voltado à prática da cooperação e a construção coletiva do conhecimento, envolvendo educadores e alunos na vivência de princípios cooperativistas.
FORMAÇÃO – A equipe pedagógica da escola participou de formações que abordaram desde o autoconhecimento e a valorização das relações interpessoais até o planejamento de metodologias colaborativas, com destaque para a vivência do Cooperjogo, ferramenta aplicada com os 104 alunos, do sexto e sétimo ano, como base para o desenvolvimento de projetos ao longo do ano letivo. Os alunos estão tendo a oportunidade de desenvolver projetos próprios com o apoio do Cooperjogo, que funciona como um guia para promover a escuta ativa, a construção coletiva de soluções e o fortalecimento da convivência.
VIVENCIAR – “Ser um educador cooperativista abre uma porta, Na ideia de que se desejamos educandos cooperadores, precisamos de educadores cooperativistas. Só se ensina o que se vive”, comentou o professor Renato Munhoz, da Escola Social Marista Irmão Acácio, de Londrina sobre o programa Cooperjovem.
FERRAMENTA – Professor da disciplina de Ensino Religioso e História, Munhoz destacou ainda que resgatar valores como a cooperação no ambiente escolar contribui para um ambiente mais colaborativo e solidário. E sobre as expectativas dos resultados com as primeiras turmas, ele disse acreditar que como educador Marista, “a escola cria um ambiente onde os valores que tanto desejamos vivenciar poderão somar ao Cooperjovem como uma ferramenta poderosa de disseminação dos próprios valores Maristas”.
PONTE – A retomada do Cooperjovem neste ano reforça o compromisso da Cocamar com o fortalecimento da educação e com a formação de cidadãos mais conscientes e colaborativos, afirma Sílvia Podolan, gerente de Responsabilidade Socioambiental da Cocamar. “O apoio do SESCOOP e a realização das formações e a disseminação dos princípios cooperativistas são essenciais para garantir a qualidade e a continuidade do programa, uma ponte entre a escola e as comunidades envolvidas. Ao unir educação e cooperação, o projeto se torna uma ponte entre a escola e a comunidade, incentivando o trabalho em equipe, o pensamento crítico e o compromisso com o bem comum. A expectativa agora é acompanhar os frutos deste processo nas próximas ações desenvolvidas pelos estudantes”, complementa a gerente.

















