Bem-Vindo, ao Jornal Cocamar!

Colheita avança com médias muito desiguais nas regiões

A safra de soja do ciclo 2021/22 passou longe da expectativa de grande parte dos produtores do Paraná. Depois de um início promissor, com muita chuva no plantio em outubro, a umidade faltou durante meses e os estragos ocorreram em grande parte das regiões. Com isso, o estado projeta colher um volume bem abaixo em relação às estimativas iniciais, uma vez que a quebra pode superar os 35%.

Rally – Importante município produtor de soja, a 50 quilômetros de Maringá, no noroeste, São Jorge do Ivaí recebeu na terça-feira (8/3) a visita do Rally Cocamar de Produtividade. As colheitadeiras já haviam passado por 80% das áreas cultivadas e a média era de 16,5 sacas na contagem por hectare.

Bem abaixo – Segundo a unidade local da Cocamar, como as lavouras mais atrasadas se desenvolveram melhor por terem sofrido menos o impacto da seca, a projeção é fechar a temporada em 20,6 sacas/hectare. Nos últimos anos, a média do município foi quase três vezes maior: 57,8 sacas/hectare.

 

Desafiador – Com sua família morando no município desde 1963, o produtor João Pauro, de 75 anos, disse nunca ter passado por um ano tão desafiador. Prestes a finalizar a colheita, ele calcula que sua média deve ficar em torno de 26,8 sacas/hectare, menos da metade em comparação à média dos últimos anos, de 62 sacas/hectare. “Foi o nosso pior ano, com certeza”.

Replantio – Por um capricho do destino, o clima adverso acabou, de certa forma, ajudando produtores que, a exemplo de João Pauro, se obrigaram a refazer o plantio após os prejuízos causados por uma tempestade de granizo em 23 de outubro. Em São Jorge do Ivaí, isto aconteceu em 40% do total das áreas. São essas lavouras mais atrasadas que exibem agora um desempenho melhor, com maior número de vagens bem formadas.  

Compra antecipada – O produtor mantém a tradição de adquirir todos os seus insumos com antecipação, na cooperativa, onde recebe a orientação técnica do engenheiro agrônomo Juliano Fadoni. “A gente procura investir nas melhores práticas para produzir bem”, afirma.

Custo competitivo – Por comprar os insumos mais cedo, os custos ficaram num patamar razoável e, ao longo dos meses, a cotação da soja apresentou altas. Com isso, o produtor conta que trabalhou com um custo de produção de 20,6 sacas por hectare.

Plantio de milho – Em São Jorge do Ivaí, enquanto a soja ia sendo colhida, as plantadeiras vinham atrás, inserindo no solo as sementes de milho de inverno e, assim, dando início a uma nova etapa. “Estamos otimistas, vamos torcer por uma safra melhor desta vez”, diz Pauro.

Regiões – A colheita avança com percentuais diferentes nas regiões atendidas pela Cocamar, que compreende parte do noroeste e norte do Paraná, oeste de São Paulo e sul do Mato Grosso do Sul.

Norte e noroeste – O Levantamento semanal concluído na última segunda-feira (7/3) pelo departamento técnico da cooperativa apontou que, no geral, em cerca de 60% das lavouras os trabalhos estavam terminados e a região mais adiantada era o noroeste do Paraná, com mais de 70% finalizados, ante 55% do norte do estado. A expectativa, até então, era de uma produtividade muito desigual, respectivamente, de 13,8 e 43,3 sacas na média por hectare.

SP e MS – No oeste paulista, acima de 62% das lavouras estavam colhidas, para uma média de 41,7 sacas/hectare. E, no Mato Grosso do Sul, mais de 50% da safra já estavam nos armazéns, com média de 34,5/hectare.

Geral – Na média geral da Cocamar, a projeção era 30,5 de sacas/hectare. Os dados referentes à produtividade apresentam pequenas variações a cada semana.

Sobre o Rally

O Rally Cocamar de Produtividade, em sua sétima edição consecutiva, conta com o patrocínio das seguintes empresas: Basf, Fairfax do Brasil – Seguros Corporativos, Fertilizantes Viridian, Zacarias Chevrolet e Sicredi União PR/SP (principais), Cocamar Máquinas, Lubrificantes Texaco, Estratégia Ambiental e Irrigação Cocamar (institucionais), com apoio da Aprosoja/PR, Cesb e Unicampo.

 

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on telegram
Share on tumblr

Artigos Relacionados

gdpr-image
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao usar este site você concorda com nossos Política de Proteção de Dados.

Links Úteis

Institucional

SOCIEDADE RURAL DO PARANÁ
www.srp.com.br
 
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ
 
BNDES
 
FLAMMA

Bioenergia / Turismo

RETUR (REDE DE TURISMO REGIONAL)
www.retur.com.br
 

Agricultura

 
SECRETARIA DE AGRICULTURA
E ABASTECIMENTO (SEAB)
 
EMATER

Central de Atendimento

Contato: André Bacarin

    Acesse o mapa para ver nossa localização