A semeadura da safra de verão 2023/24 está oficialmente liberada no Paraná após o término, no domingo (10/9), do Vazio Sanitário da Soja, o que também sinaliza para o início das atividades do Rally Cocamar de Produtividade, em sua 9ª edição consecutiva.
Na primeira viagem do Rally, agendada para o dia 21 deste mês, além de acompanhar a semeadura e ver lavouras em emergência, a equipe vai saber o que os produtores de soja estão fazendo desde já para que, na fase de colheita, a sua produção esteja livre da presença de grãos contaminantes ou quarentenários.
Isso porque o rigor na fiscalização nos portos foi intensificado, e os contratos para exportação se tornaram mais rígidos principalmente quanto a incidência de sementes contaminantes.
Acompanhando todo o ciclo da soja, o Rally Cocamar de Produtividade segue até o final de março com a previsão de visitar uma centena de produtores rurais em dezenas de municípios dos estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, para conhecer e valorizar boas práticas agrícolas e pecuárias.
A 9ª edição do Rally conta com os seguintes patrocinadores: Basf, Sicredi Dexis, Fertilizantes Viridian, Nissan Bonsai Motors, Cocamar Máquinas/John Deere, Texaco e Estratégia Ambiental, com o apoio do Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb), Unicampo e Aprosoja/PR.