Bem-Vindo, ao Jornal Cocamar!

Jovem + Agro reúne 120 participantes

Objetivo foi aproximar cada vez mais o público jovem da cooperativa e debater a importância de sua preparação para dar seguimento ao negócio familiar

Com a participação de mais de 120 convidados de várias regiões do Paraná e estados vizinhos, a Cocamar promoveu dia 10/11, na sua Unidade de Difusão de Tecnologias (UDT) em Floresta, município da região de Maringá, o Encontro Anual Jovem + Agro Cocamar.

APROXIMAÇÃO – Com a proposta de aproximar cada vez mais da cooperativa desse público jovem e debater a importância de sua preparação para dar seguimento ao negócio familiar, o evento foi aberto com um pronunciamento do superintendente de Relação com o Cooperado da Cocamar, Leandro Cezar Teixeira.

OPORTUNIDADES – De acordo com Leandro, o agronegócio brasileiro é um manancial de oportunidades, uma vez que o país se consolidou como um dos principais fornecedores de alimentos para o mundo. Nações em crescimento como a Índia, com uma população mais numerosa que a da China, devem se tornar nos próximos anos potenciais compradoras de produtos brasileiros.

PAPEL – “Quando uma população pobre começa a ter renda, seu primeiro objetivo é melhorar a dieta alimentar”, afirmou, destacando que o papel do jovem é ajudar sua família a entender a necessidade de incorporar novos conhecimentos e tecnologias para se manter competitiva. Leandro falou também da importância de o jovem compreender seu papel e participar mais ativamente de eventos promovidos pela cooperativa.

HORIZONTES – Uma palestra com o conferencista Léo Farah, a seguir, mostrou aos jovens que eles podem ir muito além do que revelam seus horizontes. Aos 38 anos, o capitão da reserva do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais acumula vasta experiência em trabalhos de busca e salvamento. Nem sempre, porém, ele podia dar respostas rápidas a situações que ocorriam fora de sua área de atuação – o que o levou a deixar o cargo público e fundar a ONG Humus, dedicada a salvar vidas diante de “eventos naturais extremos”.

DESAFIOS – A organização nasceu em 2022, e no primeiro aniversário enfrentou um teste em sua velocidade de resposta. Em fevereiro deste ano, Farah cruzou o mundo duas vezes para atender a dois eventos quase simultâneos. Fez parte da missão humanitária brasileira enviada à Turquia para colaborar no resgate de vítimas sob os escombros e, dias depois, estava de volta ao Brasil para ajudar no apoio aos desabrigados no Litoral Norte de São Paulo.

APOIO – “Participei da montagem de abrigo, de hospital de campanha e de centro de distribuição de alimentos no Instituto Verdescola, na Barra do Sahy. No pico da crise, distribuímos 1,5 mil refeições diariamente”, conta. O trabalho da ONG, além do socorro emergencial, inclui treinar agentes locais e implementar medidas de prevenção. “Nosso primeiro papel é apoiar e criar uma rotina para pessoas que perderam tudo”, explica Farah. Autor de quatro livros, ele também realiza palestras, treinamentos e consultorias sobre liderança e gestão para empresas.

BENÇÃO – Cofundador da Pastoral do Empreendedor, padre João Carlos Almeida, mais conhecido como padre Joãozinho, foi outro convidado. O padre falou sobre a Pastoral e abençoou os jovens, pedindo a Deus que sejam iluminados em seus desafios e preparem-se para que o processo de sucessão familiar seja conduzido com tranquilidade.

ESTAÇÕES – Completando a programação, os participantes visitaram estações na UDT, onde conheceram o Centro de Soluções Conectadas (CSC) itinerante da Cocamar Máquinas/John Deere e vários programas relacionados à agricultura de precisão, entre os quais a aplicação localizada de produtos com drone, estes últimos com o coordenador de agricultura digital da cooperativa, Víctor Palaro.

GREENING – Em outro espaço, tiveram uma ideia do impacto causado pelo greening, doença ainda tratamento, sobre os pomares de laranja, que são afetados principalmente pela existência de pés de limão, laranja e mexerica em fundos de quintal e chácaras, os quais geralmente não recebem nenhum tipo de pulverização e, por isso, atuam na propagação da doença por meio dos insetos psilídeos. O evento foi finalizado com um churrasco, em que os jovens saborearam cortes produzidos pelo programa de carne precoce da Cocamar.

Compartilhar:

Artigos Relacionados

Links Úteis

Institucional

SOCIEDADE RURAL DO PARANÁ
www.srp.com.br
 
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ
 
BNDES
 
FLAMMA

Bioenergia / Turismo

RETUR (REDE DE TURISMO REGIONAL)
www.retur.com.br
 

Agricultura

 
SECRETARIA DE AGRICULTURA
E ABASTECIMENTO (SEAB)
 
EMATER

Central de Atendimento

Contato: André Bacarin

    Acesse o mapa para ver nossa localização