O Rally Cocamar de Produtividade foi até Nova Fátima, município da região norte do estado – a 95 quilômetros de Londrina e a 30 de Cornélio Procópio -, onde visitou a família Scarparo, tradicional produtora de grãos, acompanhada do gerente da unidade local da Cocamar, Claudinei Donizete Marcondes, do engenheiro agrônomo Jhonatan Volpato e do gerente de Cooperativismo, João Sadao, entre outros.
A sede onde a família se reúne e recebe amigos é um recanto servido de chalés e espaço de convivência que emolduram uma represa salpicada de peixes.
Na chegada, um quadro com a publicação que retrata a história dos Scarparo, veiculada no Jornal Cocamar, foi entregue por João Sadao ao casal Pedro e Teresa, pais de Luciano, Lourival e Maik – que trabalham juntos – e Lucineia, que é casada com um agricultor.
Representando a terceira geração, os netos Pedro e Laís são formados em agronomia, mesmo curso no qual Gabriela e Beatriz estão prestes a se graduar. A união familiar é uma característica dos Scarparo, que crescem na atividade graças a muito trabalho, profissionalismo e visão de futuro.
De acordo com Luciano, a boa qualidade da soja neste ano, que vem recebendo chuvas regulares, é indicativo de uma safra cheia, lembrando que nos últimos dois anos eles colheram a boa média de 163 sacos por alqueire (67,3/hectare). “Adubação bem-feita, fungicida na hora certa, levantar-se de madrugada pra cuidar da lavoura, igual a uma criança”, segundo ele, são alguns dos cuidados básicos, citando ainda que o clima do lugar geralmente é favorável ao bom desempenho das culturas. Eles também cultivam milho e trigo com médias, respectivamente, de 260 e 120 sacas por alqueire (107,4 e 49,5/hectare).
Sobre a família, Luciano destaca que são três gerações muito unidas e esse é também um diferencial importante para o sucesso. “A gente preza muito isso, estar junto, e meu pai se sente feliz por saber que vai ter sucessores pelo que tanto lutou na vida”.
Pedro, que tem o mesmo nome do avô, é filho do Luciano e cita que foi natural sua opção pela agronomia por estar sempre no meio rural, ao lado dos familiares, fazendo o que gosta. “Está no sangue”, diz.
Os Scarparo cultivam 170 alqueires próprios e 205 arrendados e, ao ver a lavoura, fica fácil entender o motivo da satisfação e o orgulho da família. “Coisa mais linda, graças a Deus está perfeita este ano, com bastante galho, florada, muito bem formada”, afirma Lourival.
“Os Scarparo são referência, você vê o padrão de roça, o que demonstra eficiência e o uso das melhores tecnologias”, comenta o gerente Claudinei, ao salientar que a terceira geração da família, formada pelos netos, está se preparando para dar seguimento “Eles conversam muito entre si, procuram fazer o melhor e toda a família se envolve no negócio. Um belo exemplo”, conclui.
O Rally Cocamar de Produtividade, em seu 9º ano de realização, valoriza as boas práticas agrícolas. Patrocinam a realização: Basf, Sicredi Dexis, Fertilizantes Viridian, Nissan Bonsai Motors, Cocamar Máquinas/John Deere, Texaco e Estratégia Ambiental, com o apoio da Unicampo, Aprosoja/PR e Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb).