Bem-Vindo, ao Jornal Cocamar!

Vídeo é mostrado em todas as unidades

Com depoimentos de vários fundadores e lideranças, o documentário resgatou a trajetória de seis décadas da cooperativa

Cooperados, cooperadas e familiares foram reunidos dia 28/11 em todas as unidades de atendimento da Cocamar, espalhadas pelos estados do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás, para apresentação de um documentário histórico da cooperativa que, em 2023, completou 60 anos de fundação.

JORNADA – Na Unidade Maringá, depois de uma explanação do gerente Adilson Nocchi, que agradeceu a presença de todos e destacou o fato de a cooperativa ter recebido volumes recordes de soja e milho neste ano, com um faturamento de cerca de R$ 13 bilhões, o superintendente de Relação com o Cooperado, Leandro Cezar Teixeira, falou da importância de os cooperados e cooperadas apresentarem sugestões em pesquisas que são realizadas na Jornada do Cooperado. Segundo Leandro, muitas das melhorias são feitas a partir dessas observações.

ARMAZENAGEM – O superintendente fez menção, ainda, às obras de ampliação das estruturas de armazenagem da cooperativa, em andamento, que só em Maringá vão elevar a capacidade estática para 700 mil toneladas. “Estamos trabalhando para oferecer os melhores serviços e apoiar os produtores em todas as suas necessidades”, frisou.

FUNDADORES – Com depoimentos de vários fundadores – Irineu Pozzobon, Benedito Lara, Ildebrando Freitas Cayres, Edmundo Pereira Canto, Odwaldo Bueno Netto e Aloysio Gomes Carneiro –, quase todos falecidos, o documentário resgatou a trajetória de seis décadas da cooperativa, que foi fundada em 27/3/1963. “Praticamente ninguém sabia o que era e para que servia uma cooperativa”, disse Aloysio, enquanto Odwaldo, que foi dono de uma companhia de taxi aéreo em Maringá, deixou registrado que, antes da fundação da cooperativa, muitos produtores de café tinham que contratar um voo até Paranaguá ou Santos apenas para saber a cotação de uma saca de café.

DEPOIMENTOS – Além do presidente do Conselho de Administração, Luiz Lourenço, do presidente executivo Divanir Higino e do vice-presidente executivo José Cícero Aderaldo, o documentário incluiu depoimentos de Valdemir Campelo – que fez a gestão do processo de recuperação financeira da Cocamar, Paulo Herrmann, que destacou o pioneirismo da cooperativa no sistema de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), hoje um dos temas que mostram o diferencial do país nas discussões internacionais sobre meio ambiente, e Wellington Ferreira, presidente da Sicredi Dexis, cooperativa de crédito que, a exemplo da Unicampo, foi fundada pela Cocamar. Em muitas unidades o evento contou com a presença, também, de representantes de empresas fornecedoras e outros convidados.

Compartilhar:

Artigos Relacionados

Links Úteis

Institucional

SOCIEDADE RURAL DO PARANÁ
www.srp.com.br
 
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ
 
BNDES
 
FLAMMA

Bioenergia / Turismo

RETUR (REDE DE TURISMO REGIONAL)
www.retur.com.br
 

Agricultura

 
SECRETARIA DE AGRICULTURA
E ABASTECIMENTO (SEAB)
 
EMATER

Central de Atendimento

Contato: André Bacarin

    Acesse o mapa para ver nossa localização