Bem-Vindo, ao Jornal Cocamar!

Cooperados mais antigos são homenageados

Com pelo menos 50 anos de participação, vivenciaram os tempos do café e muitos deles figuraram entre os pioneiros do cultivo de soja na região

Como parte da comemoração de seus 60 anos, completados em 2023, a Cocamar prestou uma homenagem na noite de 13/12, na Associação Cocamar em Maringá, a um grupo de produtores cooperados com pelo menos 50 anos de participação na cooperativa.

COOPERADOS – São eles: Américo Piva, Anatalino Alves da Silva e Antônio Fernandes André, do município de Floresta; Camilo Ruiz Marques, de Floraí; Clóvis Borghi, Emídio Orsini (que foi representado pela filha Maria Zeila Orsini), Isaías Alves Martins, João Agulhon, Luiz Bonkovoski, Santo Ozelame, Massayoshi Miyamoto, Paulo Fernandes Dias, Rosmildo Salvador e Teruo Watanabe, de Maringá; José Dante, de Ivatuba; Sebastião Dias (representado pelo neto Murilo Dias) e Tadao Kumassaka, de São Jorge do Ivaí.  

CONFIANÇA – Durante a solenidade, o presidente do Conselho de Administração, Luiz Lourenço, que completa em janeiro 52 anos de Cocamar – desde que foi admitido em 1º de janeiro de 1972 para trabalhar inicialmente como assistente de pátio – agradeceu aos produtores pela presença e ressaltou o quanto foi importante o apoio e a confiança que eles depositaram na cooperativa.

PIONEIROS – Praticamente todos esses cooperados mais antigos vivenciaram os tempos do café e muitos deles figuraram entre os pioneiros do cultivo de soja na região de Maringá. Antes, a cultura era semeada nas entrelinhas do cafezal e, sem utilização como alimento humano, a mesma era fornecida aos animais. Por isso, não raro, a chamavam de “feijão de porco”.

HOMENAGEM – “Meu pai ficou muito contente com a homenagem”, comentou a cooperada Olga Maria Agulhon, filha de João Agulhon, que o acompanhou ao evento. “Quando eu me associei à cooperativa, em 1973, a soja era entregue no armazém graneleiro em Maringá”, disse Camilo Ruiz Marques, de Floraí, explicando que a cultura foi ocupando o lugar do café, principalmente após a geada negra de 1975. E, com o forte avanço da oleaginosa, a Cocamar teve que construir vários outros armazéns pela região.

Compartilhar:

Artigos Relacionados

Links Úteis

Institucional

SOCIEDADE RURAL DO PARANÁ
www.srp.com.br
 
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ
 
BNDES
 
FLAMMA

Bioenergia / Turismo

RETUR (REDE DE TURISMO REGIONAL)
www.retur.com.br
 

Agricultura

 
SECRETARIA DE AGRICULTURA
E ABASTECIMENTO (SEAB)
 
EMATER

Central de Atendimento

Contato: André Bacarin

    Acesse o mapa para ver nossa localização