Em 2022 a cooperativa completa 30 anos de fundação com números robustos consolidados na prestação de serviços agronômicos por todo país
Crescimento sustentável e planejamento estratégico têm sido os pilares das decisões da Unicampo para alcançar os melhores resultados junto aos associados, conforme apontou o relatório de gestão da cooperativa apresentado durante Assembleia Geral Ordinária de prestação de contas do exercício 2021, promovido dia 26/3 no salão social da Associação Cocamar.
DESAFIADOR – O ano de 2021 continuou sendo desafiador devido ao longo período da pandemia, que causou a perda de dois cooperados: Fernando Luiz Egas de Carvalho e Stenio Adriano Gonçalves.
INOVAÇÕES – Para seguir com as ações do Planejamento Estratégico, a Unicampo apostou em inovações, sendo criada a área de data Science para a gestão de informações gerenciais. Foi desenvolvido, por outro lado, o projeto piloto do Relatório de Despesas com Viagem, que passa a ser digital e iniciada a documentação eletrônica com objetivo de proporcionar mais agilidade e facilidade aos associados, sendo que a entrega destes processos está prevista ainda para o primeiro semestre deste ano.
PORTAL DE COMPRAS – De acordo com a cooperativa, o investimento tecnológico vai se refletir, ainda, no atendimento em outras áreas, como no portal de compras. Com o intuito de proporcionar mais comodidade aos associados nas aquisições de material de divulgação, o portal é uma realidade para 2022.
NÚMEROS – Os resultados de 2021 foram expressivos. Dezenove novos tomadores de serviços iniciaram suas atividades junto a Unicampo, que ampliou em 24% o número de associados atuantes, passando de 2.780 para 3.441. O faturamento cresceu em proporção ao quadro social, ficando 34% acima em relação a 2020, de R$ 189,6 milhões para R$ 253,9 milhões. Já o resultado do exercício proporcionou sobras no valor de R$ 3,7 milhões, 48% maior em comparação ao exercício 2020.
SOLIDEZ – “Esse resultado trouxe maior solidez a Unicampo, com um patrimônio líquido 17% maior que 2020, de R$ 42,1 milhões para R$ 49,3 milhões”, diz o relatório, mencionando que os números tornam a entidade mais competitiva junto aos tomadores de serviço, que buscam uma cooperativa com conhecimento de mercado e consistência financeira. Em 2021, 70% dos recebíveis da Unicampo foram praticados com 60 dias, com saída financeira em 30 dias. Essa mudança tem sido um grande desafio para a Unicampo, pois é preciso atender a demanda dos clientes para conseguir manter as oportunidades de trabalho para os associados.
GESTORES DE PROJETOS – Sempre com o olhar voltado para os associados, a Unicampo ampliou o número de gestores de projeto, com a finalidade de representar a cooperativa na execução dos projetos de tomadores de serviço, auxiliando também no desenvolvimento dos trabalhos dos associados. Para essa demanda foram incluídos mais 3 gestores de projetos.
TRÊS DÉCADAS – Em 2022 a Unicampo completa 30 anos de fundação consolidados na prestação de serviços agronômicos por todo o território nacional. “Certamente continuaremos a unir nossos esforços para a geração de novas e melhores oportunidades para os associados e mais qualidade na prestação de serviços ao tomador de serviços”, frisou o presidente André Carlos Garcia Vilhegas. Segundo ele, entre outras iniciativas, será concluída a implantação do programa de compliance, com atuação mais fortemente em estratégias que direcionam para melhorias visando o futuro da cooperativa.
LOGOTIPO – Para marcar seus 30 anos, a Unicampo apresentou durante a AGO o seu novo logotipo. De acordo com o presidente, mais que um desenho, a logo “solidifica o que temos em nossa essência: o cooperativismo de trabalho. Valorizamos nossas tradições, especialmente daqueles que construíram essa história com solidez e credibilidade”, afirma Vilhegas, completando: “acreditamos nas aspirações futuras que nos manterão firmes no mercado agronômico, oferecendo uma prestação de serviço que traga soluções ao agronegócio”.