O Rally Cocamar de Produtividade se depara, em suas andanças, com histórias inspiradoras. Imagine alguém assumir o comando de uma propriedade rural aos 17 anos. Isto aconteceu no município de Cambé, norte do Paraná.
Muito novo – Embora sendo de uma família com longa tradição no campo, produzindo grãos, faltava um pouco mais de vivência a Daniel Delfini, ainda muito novo. Mas a mãe dele, dona Terezinha, à época professora, acreditou no filho que, em contrapartida, tinha de sobra coragem e determinação.
Experiência – Isso aconteceu em 2003 e a maior dificuldade, segundo Daniel, estava no maquinário, antigo e bastante limitado. Com o tempo, atendendo às expectativas, o jovem foi ganhando experiência e, quando viu, dominava a produção de soja, milho e trigo. Atualmente com 36 anos, ele tem o apoio da irmã Maiara, responsável pela área financeira, e da mãe, já aposentada, que participa da gestão.
O primeiro trator – Só em 2012 Daniel e seus familiares conseguiram adquirir o primeiro trator John Deere – marca que, para ele, representava um sonho de consumo. Hoje, possuem uma linha completa.
Fazer bem feito – “Procuramos nos capitalizar e, nos últimos anos, investir em maquinários modernos”, disse o produtor, para quem tudo começa no plantio, que precisa ser bem feito, assim como as pulverizações. “As janelas ficaram curtas, tem que entrar rápido e com qualidade”, justificou, citando que a Cocamar Máquinas está impulsionando a agricultura de precisão na região.
Evolução rápida – Nessas duas décadas como produtor, Daniel afirmou que jamais imaginava ter presenciado, no agro, uma evolução tecnológica tão rápida. O colaborador da família desde 2005, José Osvaldo da Silva, de 35 anos, também não. Ele comentou que a modernização do maquinário trouxe mais facilidade e agilidade aos serviços.
Filhos – José Osvaldo é pai de Murilo, de doze anos, e Miguel, de seis. O primeiro já o acompanha nas operações, mas o segundo, que ainda não tem idade, se contenta, por ora, com tratores de brinquedo. Ainda assim, têm que ser John Deere.
Acompanhando – O Rally foi acompanhado na visita por Pablício Araújo e Bruno Trosdorf, especialistas em agricultura de precisão da Cocamar Máquinas/John Deere. Eles conferiram ao produtor o certificado de “Propriedade do Futuro”.
O Rally – Patrocinam a oitava edição do Rally, que tem a finalidade de conhecer e valorizar as boas práticas: Basf, Fertilizantes Viridian, Sicredi Dexis e Nissan Bonsai Motors (principais), Cocamar Máquinas/John Deere, Texaco Lubrificantes, Estratégia Ambiental e Irrigação Cocamar. O circuito conta com o apoio do Cesb (Comitê Estratégico Soja Brasil), Aprosoja (Associação de Produtores de Soja e Milho) e Unicampo.