Bem-Vindo, ao Jornal Cocamar!

Uma semana para ajudar o próximo

Diversas ações marcaram o Dia do Cooperativismo, com a participação de várias cooperativas, além da Cocamar

De 26/6 a 1/7 foi realizada a Semana do Cooperativismo, cujo ponto alto é o Dia de Cooperar, também chamado de Dia C, (1º sábado de julho), data em que se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo. Superando as expectativas, oito cooperativas de Maringá mobilizaram cerca de 300 voluntários para apoiar 14 entidades de assistência a famílias vulneráveis cadastradas pelo programa Mesa Brasil.

MUTIRÃO – As cooperativas Cocamar, Unimed, Sicredi, Sicoob, Uniodonto, Unicampo, Coopsoli e Pluricoop se engajaram na programação do Dia C, na Associação Cocamar para produzir 10 mil fraldas geriátricas e arrecadar itens de higiene pessoal, como lenços umedecidos e sabonetes, em um mutirão. Inicialmente, a previsão era que 150 voluntários de seis cooperativas estariam envolvidos.

ENGAJAMENTO –  “Ficamos muito felizes e agradecidos com o envolvimento de tanta gente”, frisou o presidente executivo da Cocamar, Divanir Higino, lembrando que a realização é uma tradição. “O Dia C mobiliza cooperativas no Brasil inteiro”, enfatizou. Todos os superintendentes da Cocamar, além de vários gerentes, engajaram-se na realização. O evento também contou com a participação de cooperadas, as quais já prestam de seus serviços, voluntariamente, na Fábrica de Fraldas mantidas pela Cocamar. Residentes em Paiçandu, Odete Marconi contou que já esteve em outras edições do Dia C, enquanto Sueli Queiróz afirmou dirigir-se uma vez por semana à Fábrica de Fraldas, ao lado de Helena Bologuesi. Era a primeira vez de ambas no evento.

PARTICIPAÇÃO – Das demais cooperativas, entre outros dirigentes, estavam presentes Luciano Ferreira Lopes, vice-presidente da Unicampo; Reynaldo José Brovini, diretor de Mercado da Unimed, José Olímpio Limonta, superintendente da Uniodonto, Luiz Agita, presidente do Sicoob, e Wellington Ferreira, presidente do Sicredi. O Mesa Brasil foi representado pelo assistente social Elcir Quintino e a nutricionista Gislaine Moreno.

FRALDAS – Os preparativos para o Dia C iniciaram ainda em maio, quando 70 voluntários do Instituto Cocamar participaram das primeiras etapas para a produção de fraldas no Projeto Fábrica de Fraldas mantido pela cooperativa em sua sede, e que foram finalizadas durante a ação na Associação Cocamar. No mês de junho, dois voluntários de cada uma das seis cooperativas participantes foram treinados para atuarem como instrutores.

PEDÁGIO – A Cocamar também participou do Dia C em Londrina onde, neste ano, por meio de um grupo de voluntários seus e de mais seis cooperativas da cidade (Cresol, Integrada, Sicredi, Sicoob Ouro Verde, Sisprime e Unicred), foi organizado o Pedágio Solidário em parceria com supermercados locais, que resultou na arrecadação de 3,5 toneladas de alimentos que irão para a mesa de centenas de famílias em vulnerabilidade social.

ALIMENTOS – Nesse evento, os voluntários abordaram e explicaram a clientes de supermercados o motivo do movimento e solicitaram alimentos para a entidade Mesa Brasil, a qual repassa as arrecadações para instituições da região de Londrina. As arrecadações, que começaram no dia 10/6 e foram até 1/7, na sede do Mesa Brasil Londrina, quando houve a distribuição dos alimentos.

MESA BRASIL – Este é o segundo ano que a ação do Dia C reúne as cooperativas, com doação ao Mesa Brasil, programa do Sesc com atuação nacional, mas que em Londrina e outros sete municípios da região atende a 90 entidades. “É uma parceria muito importante e queremos que se repita por muitos anos”, comentou a assistente da gerência do Sesc, Yuka Toyama. Segundo ela, o programa atende a 18 mil pessoas, sendo que 3,5 mil são entregas de alimentos direto a famílias – as demais são atendidas pelas entidades cadastradas no programa.

UNIDADES – Além das atividades em Maringá e Londrina, o Dia C mobilizou também as unidades da Cocamar – presentes em cerca de 120 municípios dos estados Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás -, para apoiar no fortalecimento das demandas em suas comunidades com arrecadação de alimentos e itens de higiene e limpeza, engajamento para doação de sangue, campanha de coleta de lixo eletrônico nas unidades e na comunidade, fabricação de fraldas geriátricas e infantis, ações recreativas com crianças e adolescentes e outras realizações que contaram, também, com o envolvimento dos produtores cooperados e suas famílias.

Compartilhar:

Artigos Relacionados

Links Úteis

Institucional

SOCIEDADE RURAL DO PARANÁ
www.srp.com.br
 
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ
 
BNDES
 
FLAMMA

Bioenergia / Turismo

RETUR (REDE DE TURISMO REGIONAL)
www.retur.com.br
 

Agricultura

 
SECRETARIA DE AGRICULTURA
E ABASTECIMENTO (SEAB)
 
EMATER

Central de Atendimento

Contato: André Bacarin

    Acesse o mapa para ver nossa localização