Bem-Vindo, ao Jornal Cocamar!

EXPOINGÁ 9 A 12 DE MAIO

Intensificação Sustentável da Agropecuária na Fazenda é tema do 4º Fórum Brasileiro de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF)

O 4º Fórum Brasileiro de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) ocorreu na noite desta terça-feira, 9, em meio a programação oficial da Expoingá e o tema central foi a “Intensificação Sustentável da Agropecuária Transformando Fazendas”. O evento reuniu produtores rurais que já praticam a ILPF e outros interessados em aprender mais sobre o novo modo de trabalhar as culturas.

O encontro contou com a palestra de dois grandes especialistas do ramo: Felipe Fabbri, zootecnista, mestre em nutrição de monogástricos e analista de mercado da Scot Consultoria, e Willian Marchió, médico veterinário, especialista em produção animal e atual consultor sênior do Criatec.

A ILPF é uma estratégia de produção que cresce a cada ano no Brasil. É uma técnica que utiliza diferentes sistemas produtivos, agrícolas, pecuários e florestais dentro de uma mesma área, beneficiando todas as atividades.

O secretário da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, esteve presente e parabenizou a iniciativa. Ele também se mostrou otimista com a melhora da atuação da agropecuária no estado. “Não temos como trabalhar o agro de qualquer jeito. É preciso reavaliar as formas e pensar em medidas mais sustentáveis, de modo que também sejam mais rentáveis”, relata.

De acordo com um dos palestrantes, o médico veterinário Marchió, a intensificação sustentável da agropecuária se baseia em ferramentas tecnológicas que estão à disposição do produtor e entrega mais valor, não somente econômico e rentabilidade para o produtor, mas também sustentabilidade. “O produtor é muito cobrado e aqui tratamos arranjos possíveis da fazenda para que ele entregue valor monetário e socioambiental, buscando cada vez mais se informar sobre ILPF, uma grande solução para a atividade agropecuária”, comenta.

Os especialistas acreditam que essa é uma tendência forte e que nos próximos anos, cada vez mais os produtores partirão para os sistemas de integração, pois atualmente, o setor vive um momento desafiador, tanto o produtor de milho, como o de soja e o pecuarista. “A ideia é trabalhar a integração das três culturas, com técnica específicas, para que possa minimizar os riscos da atividade e trazer mais segurança a momentos com a baixa dos preços das commodities agrícolas como um todo”, relata o zootecnista Fabbri.

Segundo ele, há uma estimativa de que o Brasil conta com cerca de 19 milhões de hectares, o que corresponde a cerca de 10% da área brasileira que atua com algum sistema de integração para melhorar índices zootécnicos e de produtividade dentro de suas propriedades. “Com a ILPF, ganhamos com a redução do uso de fertilizantes, redução de ciclos com o abate de bovinos, otimizamos áreas com sistemas de terminação intensiva e recria intensiva.

Conseguimos mesclar o sistema de produção, beneficiando o aspecto social, ambiental e econômico”, destaca.

O evento, realizado pela Cocamar Cooperativa Agroindustrial, em parceria com a Sociedade Rural de Maringá (SRM) – idealizadora da Expoingá – conta com o apoio institucional da Associação Rede ILPF, Embrapa, IDR/Paraná e governo do Paraná.

Melhoria do solo e da água em debate na Expoingá

O encontro apresentou as últimas pesquisas sobre o solo agrícola realizadas por técnicos ligados às universidades de Maringá

Considerando que o solo é a base do sucesso ou insucesso da produção agrícola ou pecuária, a Sociedade Rural de Maringá (SRM), Secretaria de Agricultura, Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR) e Itaipu Hidrelétrica promoveram nesta quinta-feira, 11, uma Reunião sobre Manejo de Solos e Água. O evento, parte da programação da Expoingá, aconteceu no Centro de Eventos II do parque de exposições.

Contando com a parceria dos cursos de Agronomia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), UniCesumar, Uningá, a Reunião abordou assuntos de interesse dos estudantes de agrárias e produtores rurais, com palestras ministradas por agrônomos experientes, muitos deles ligados aos cursos superiores das faculdades parceiras.

Além de palestras, a Reunião contou com rodas de conversa, debates e espaço para perguntas e respostas.

Para o diretor de Extensão Rural do Instituto, Diniz Dias Doliveira, água e solo são a base de tudo. Ele considera que é essencial que se reúna o que há de melhor em pesquisa e extensão nessa área. Ele destacou o fato de se reunirem pela primeira vez na Expoingá, além dos órgãos públicos, três universidades para apresentar o que existe de novo em pesquisas e extensão para melhoria do solo paranaense.

“Temos pesquisas e informações importantes para desenvolver, corrigir e aplicar quando se pensa nas condições de melhorias e fertilidade do solo. São trabalhos que precisam ser incorporados a toda a estrutura do agro para termos um futuro promissor”.

As palestras valorizaram práticas como a análise de solo, coleta de forma correta de solo para análise, técnicas de incorporação de fertilizantes, minerais e produtos químicos, como preparar o solo em busca de determinados resultados e técnicas para garantir a longevidade do solo.

Um dos assuntos mais debatidos foi o plantio na palhada, uma técnica que ganhou fama na região de Maringá e nos últimos anos passou a ser aplicada em todo o Brasil, principalmente em produções extensivas. Os técnicos falaram sobre métodos para que a técnica possa obter os melhores resultados.

Mulheres do Agronegócio debatem na Expoingá ampliação da participação feminina na área

Compondo a programação oficial da 49ª Expoingá, o 5º Encontro das Mulheres que Fazem a Diferença no Agronegócio Brasileiro acontecerá nesta sexta-feira, 12 de maio, a partir das 13 horas, no Centro de Eventos II do Parque de Exposições.

Centenas de produtoras, gestoras, técnicas agrícolas, médicas veterinárias, pecuaristas e cooperativistas, além de algumas das principais referências do setor, estarão reunidas no local para trocar experiências e debater temas de suma importância para o avanço da participação feminina na área.

Idealizado para apresentar a força, a competência e o papel de protagonista desempenhado pela mulher, o Encontro chega à sua quinta edição consolidado como um dos principais eventos direcionados àquelas que buscam fortalecer vínculos e ampliar conhecimento para contribuir cada vez mais com o desenvolvimento do setor.

O objetivo do evento é fortalecer a inserção das mulheres no segmento e debater temas como gestão, inovação, empreendedorismo e sucessão familiar. A intenção é, também, disseminar os novos conhecimentos para que as mulheres estejam melhor preparadas para exercer funções de comandos seja nas propriedades rurais como entidades e órgãos que trabalham com as políticas da área.

Palestrantes de destaque nacional no setor produtivo e no comando de entidades representativas do agronegócio brasileiro de vários estados estarão presentes para debater os temas propostos. A senadora Tereza Cristina cancelou a presença no encontro, devido a diversas pautas importantes que entram nesta sexta em votação no Senado Federal.
O encontro é uma realização da Sociedade Rural de Maringá, em parceria com as cooperativas Cocamar e Integrada, o Sindicato Rural de Maringá, o Sistema Faep/Senar e o IDR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná).

Confira as palestrantes:

• Maira Billi: Diretora da Pearson Saúde Animal e idealizadora do Banco de Leite Humano Lactare

• Luciana Saito Massa: Primeira-dama do Estado do Paraná

• Ligia Lilian Perri Ganacin: Produtora rural, diretora do Sindicato Rural de Juranda e Coordenadora da Comissão Estadual de Mulheres da FAEP (CEMF)

• Ana Cláudia Mendes Souza – Diretora da associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ)

• Fabiana Castelari Leme: Produtora de uva

• Sandra Aparecida de Araújo e Pinto: Advogada, empresária e agropecuarista

Tamara Bragagnolo: Produtora Rural

Compartilhar:

Artigos Relacionados

Links Úteis

Institucional

SOCIEDADE RURAL DO PARANÁ
www.srp.com.br
 
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ
 
BNDES
 
FLAMMA

Bioenergia / Turismo

RETUR (REDE DE TURISMO REGIONAL)
www.retur.com.br
 

Agricultura

 
SECRETARIA DE AGRICULTURA
E ABASTECIMENTO (SEAB)
 
EMATER

Central de Atendimento

Contato: André Bacarin

    Acesse o mapa para ver nossa localização