Há pessoas que, com seu protagonismo, fazem a história de uma região. É o caso do cooperado Aristides de Caires, do município de Prado Ferreira, a 60 quilômetros de Londrina, norte do Paraná.
Trajetória – Visitado pelo Rally Cocamar de Produtividade na manhã de terça-feira (25/10), o bem humorado Aristides, de 87 anos, gosta de falar de sua trajetória.
Da roça – Ele está à frente de várias propriedades em Prado Ferreira, Florestópolis e Cambé, onde se dedica à produção de soja e milho. A idade não o impede de dirigir a caminhonete e nem de acompanhar pessoalmente as atividades em suas terras: “sou um homem da roça”, diz.
Soja – Nascido em Catanduva (SP), sua família vivia em Rancharia, no vizinho Estado, quando em 1968 se mudou para o Paraná. “Viemos para plantar algodão, mas ficamos encantados mesmo foi com a soja”, conta.
O começo – O primeiro plantio de soja, em 1973, se deu numa época em que eram incipientes os maquinários, as variedades tinham de ser trazidas do Estado de São Paulo e era difícil achar um agrônomo que entendesse do assunto. Mesmo assim, caprichando na adubação, ele lembra que, logo de cara, colheu uma média muito alta, ao redor de 140 sacas por alqueire – pouco menos do que obtém nos dias atuais.
Cresceu – A partir daí, não parou mais de lidar com a oleaginosa, tendo adquirido as primeiras colheitadeiras para atender sua demanda e prestar serviços para terceiros. Foi assim que cresceu, conta, sempre sabendo aproveitar as oportunidades: “A gente foi comprando um pedacinho de terra aqui, outro ali, outro acolá”.
Planos – Cem por cento Cocamar, Aristides é assistido pelo engenheiro agrônomo da unidade local da cooperativa, Felipe Laginski Dias. Um de seus planos é investir em capim braquiária nos próximos anos para cobrir o solo de palha e garantir ainda mais eficiência ao plantio direto.
Contente – “Seu Aristides ficou tão satisfeito com o atendimento dispensado a ele pela unidade que chegou a promover um churrasco em sua sede, para agradecer, reunindo todos os nossos colaboradores e familiares”, conta o gerente José Depieri Conti. Cooperativista, ele também é associado do Sicredi.
Liderança – Ativo personagem da história, ele foi eleito em Mirasselva para um mandato de prefeito entre 1989 e 1992. A então Vila Prado pertencia a esse município e Aristides trabalhou pela sua emancipação. Após o desmembramento de Prado Ferreira, em 1995, ele ganhou a eleição para a prefeitura desse novo município, ficando no cargo de 1997 e 2004, época em que realizou uma grande quantidade de obras para a estruturação da cidade.
Família – Viúvo de dona Luíza, com quem teve nove filhos, Aristides uniu-se em segundas núpcias com dona Maria Madalena.
O Rally – Em sua oitava edição consecutiva, o Rally Cocamar de Produtividade conta com o patrocínio de Fertilizantes Viridian, Basf, Sicredi Dexis e Nissan Bonsai Motors (principais), Cocamar Máquinas/John Deere, Lubrificantes Texaco, Estratégia Ambiental e Cocamar Irrigação, com o apoio do Cesb, Aprosoja/PR e Unicampo